Mais de 200 argentinos superlotavam o posto migratório de Uruguaiana, na fronteira com Paso de los Libres, às 11h30min desta segunda-feira. Longas filas se formaram no balcão da Polícia Federal, onde é autorizado o ingresso no país. Muitos estão tendo de aguardar do lado externo do prédio, tamanha é a movimentação. Também está difícil estacionar acerca da aduana. Como a maioria dos argentinos se desloca para Porto Alegre com carros particulares, eles ocupam praticamente todas as vagas disponíveis.

Continua depois da publicidade

Leia todas as notícias sobre a Copa 2014

Confira a tabela da Copa do Mundo

Leia todas as últimas nótícias de Zero Hora

A Polícia Rodoviária Federal solicitou auxílio das tropas da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Uruguaiana para manter a segurança no local, sobretudo no momento de revista dos veículos. No momento, 30 homens armados do exército se juntaram à força-tarefa.

Continua depois da publicidade

Leia mais:

Invasão argentina faz Capital adotar ponto facultativo o dia todo na quarta-feira

Brigada fará segurança dentro do Beira-Rio para impedir invasões

Invasão argentina na Copa deve superar 50 mil torcedores

O ingresso de argentinos no Brasil deverá registrar nesta segunda-feira o maior fluxo desde o início da Copa. Entre sexta-feira e domingo, 3.907 pessoas migraram ao país por Uruguaiana, sendo 3.518 argentinos. Eles estão em deslocamento a Porto Alegre, onde a seleção do seu país jogará na quarta-feira contra a Nigéria, no estádio Beira-Rio.

Nesta época do ano, a aduana costuma registrar apenas 200 migrações diárias, contando entradas e saídas. O movimento da Copa somente é superado pela temporada de verão. No mês de janeiro, quando muitos argentinos se deslocam em férias para as praias brasileiras, são registradas, em média, 200 mil entradas e saídas na aduana de Uruguaiana.

Apesar do movimento intenso, o clima é tranquilo. Não há confusão ou tumulto. No início da manhã desta segunda-feira, um torcedor que constava na lista dos 2,1 mil barrabravas que estão impedidos de ingressar no Brasil durante a Copa foi deportado. Ele foi o décimo a ter a entrada barrada na fronteira do Rio Grande do Sul, todos no posto de Uruguaiana.

Autoridades argentinas acreditam que 120 mil torcedores do país estarão em Porto Alegre entre terça e quinta-feira. Muitos deles já estão no país desde o início da Copa, mas outros farão viagem de carro ou de avião até a Capital gaúcha.

Continua depois da publicidade