A Divisão de Repressão ao Crime Organizado (Draco) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) de Santa Catarina procura três foragidos da Operação Regalia, que no dia 5 de dezembro deste ano prendeu agentes prisionais, detentos, ex-detentos, familiares de presos e empresários por fraudes no Presídio Regional de Blumenau.

Continua depois da publicidade

Contra o trio há mandados de prisão preventiva em aberto. Os agentes procuram pelo agente prisional Sérgio Dias e os ex-detentos Silvano Thuler e Diego Dreler. A Polícia Civil pede para quem os avistar entrar em contato pelo disque-denúncia 181 ou com a Polícia Militar pelo 190.

Dentro do esquema de corrupção, Sérgio é apontado como um facilitador das irregularidades. Em um dos casos citados pelo promotor Flávio Duarte de Souza na denúncia enviada à Justiça, ele se aliou a uma advogada para facilitar a confecção de carteiras de visitas a detentos. As entradas eram repassadas a pessoas em direito à visita, como o caso de prostitutas. Cada carteira custava R$ 300 para ser feita.

O agente estava em licença-prêmio até esta segunda-feira, quando deveria ter se apresentado na Unidade Prisional Avançada (UPA) de Brusque. No entanto, ele não compareceu. A Secretaria de Justiça e Cidadania e o Departamento de Administração Prisional do Estado foram procurados pela reportagem, mas não responderam o contato.

Continua depois da publicidade

Diego é denunciado pelo crime de organização criminosa por ter se envolvido no esquema de fraudes da unidade. O Ministério Público afirma que ele era um dos presos com acesso liberado ao Ipen, sistema de informações que deveria ser restrito a servidores públicos.

Silvano, o terceiro foragido, também responde pelo crime de organização criminosa. O promotor afirma que ele era um dos operadores do esquema dentro do presídio de Blumenau.

O Ministério Público negocia com pelo menos três envolvidos delações premiadas. A expectativa é que elas sejam homologadas pela Justiça ainda nesta semana.

Continua depois da publicidade

Leia mais:

Polícia Civil faz nova operação contra regalias no Presídio de Blumenau

Investigação da Operação Regalia envolve 14 agentes penitenciários

Três advogados do Vale do Itajaí estão na mira da Operação Regalia