Nesta terça-feira, o Brasil venceu a Colômbia noSuper Desafio Bra de Judô, realizado em São José. Para o treinador da Seleção Brasileira Mário Tsutsui, o resultado foi positivo e ajudou na preparação dos aletas. Dois deles, Maria Portela e Alex Pombo irão disputar os Jogos Pan-Americanos no Canadá neste mês de julho.

Continua depois da publicidade

Garantidos no Pan de Toronto, judocas brasileiros são destaques em SJ

Carateca Douglas Brose pronto para brilhar no Pan de Toronto

Confira mais notícias de Esportes

Continua depois da publicidade

Qual o saldo desse desafio de judô disputado em São José?

Tsutsui: A Colômbia no judô é um país que tem certa tradição na América. É um país forte de alto nível técnico. E hoje tivemos um ótimo resultado aqui. Bom ver a Maria (Portela) e o Alex (Pombo) lutando bem com adversários que estarão nos jogos Pan-Americanos. Esperamos ter sucesso com os demais adversários também.

A tradição do Brasil em conquistar medalhas nos Jogos Olímpicos ajuda ou atrapalha para o Rio-2016?

Tsutsui: É uma faca de dois gumes. Pode ajudar como atrapalhar. O atleta tem que estar bem trabalhado para essa pressão de estar no Brasil e também aproveitar o apoio de todos. Estará perto da família, perto de casa. Acredito que tudo isso possa ajudar. Trabalhamos nesse sentido para nada atrapalhar os nossos atletas.

Como funciona a preparação até as Olimpíadas?

Tsutsui: Os Jogos Pan-Americanos serão a preparação, mas terão outros jogos e disputas até lá, como o Mundial. Nessas competições tentamos equilibrar tudo que possa influenciar o atleta na hora da disputa. Aspectos psicológicos, técnicos, físicos. O que for negativo vamos trabalhar para anular e rever em algo positivo.

Continua depois da publicidade

Falando tecnologicamente, os treinos de judô também evoluíram?

Tsutsui: Sim. Hoje fizemos um trabalho muito bom de estrategismo, de filmagens dos adversários e dos nossos atletas. Buscamos corrigir a parte tática, a parte técnica e demais falhas que ele possa apresentar. Temos especialistas médicos em sono, por exemplo, para garantir que o atleta possa descansar. Estamos em um caminho constante rumo à excelência.