O Brasil venceu o Super Desafio BRA Brasil x Colômbia de judô realizado na Arena Multiuso de São José nesta segunda-feira. Os atletas brasileiros derrotaram os colombianos em quatro das cinco lutas, com direito a três ippons – pontuação máxima recebida após a execução de um golpe perfeito. Destaque para Maria Portela e Alex Pombo que provaram estar em bom ritmo para a disputa dos jogos Pan-Americanos que começam no dia 10 de julho.
Continua depois da publicidade
Garantidos no Pan de Toronto, judocas brasileiros são destaques em SJ
Carateca Douglas Brose pronto para brilhar no Pan de Toronto
Confira mais notícias de Esportes
Continua depois da publicidade
Os cinco minutos, tempo previsto para duração de cada luta, passam rápido enquanto os atletas mostravam força, agilidade e concentração. Nas arquibancadas da Arena Multiuso, alunos das escolas municipais de São José gritavam em torcida aos atletas brasileiros. Para quem estava mais perto do tatame, os detalhes da luta vibravam.
As mãos tinham os dedos tencionados e agarrados no kimono do adversário. Os olhos mapeavam os movimentos do rival e não piscavam, enquanto os pés descalços se moviam na tentativa encaixar um golpe. Estalos denunciavam o contato da sola do pé com o tornozelo dos lutadores. Pisadas firmes e pesadas marcavam posição até que um golpe definitivo girava o adversário e encerrava a luta com um som oco. Ippon.
Confira como foram as lutas:
Peso Ligeiro (60kg) – Eric Takabatake (BRA) x John Futtinico (COL)
Luta equilibrada com judocas encaixando poucos golpes. OS dois atletas receberam punições e faltando 1 minuto e 40 segundos para o fim estavam empatados. O colombiano recebeu outra punição por falta de competitividade e a contagem dos 10 segundos anunciava que Eric Takabatake venceria o combate. Por vantagem nas punições.
Continua depois da publicidade
Peso Leve (57kg) – Tamires Crude (BRA) x Yadinis Amaris (COL)
Tamires partiu para cima e quase encaixou um golpe com 10 segundos de luta. Mais confiante, a brasileira também conseguiu se defender bem de um golpe colombiano e acuava a atleta Yadinis, mas Tamires não conseguir acertar movimentos mais fortes aponto de derrubar a adversária. Os cinco minutos se encerraram e o combate foi para o Golden Score. Yadinis conseguiu derrubar Tamires e vencer o desafio com um waza-ari.
BR>
Peso Leve (73kg) – Alex Pombo (BRA) x Christopher Franco (COL)
Com muito mais pegada e energia, o combate começou com muito mais velocidade de movimentação. Após quase encaixar um golpe para emoção da torcida. Alex Pombo não errou a segunda tentativa. Faltando 2 minutos e 50 segundos encaixou um golpe que colocou Franco com as costas ao chão: vitória por Ippon, o primeiro do dia.
Peso Médio (70kg) – Maria Portela (BRA) x Diana Velasco (COL)
O primeiro encaixo de golpe aconteceu apensa quando faltam 1 minuto e 30 segundos para o fim, mas o árbitro já havia parado a luta e a tentativa de Maria Portela não pontuou. Mas a 1 minuto do fim o mais belo golpe da noite. Maria encaixou o corpo sob a lutadora colombiana e derrubou com os ombros no chão. Em seguida, suas costas tocaram o solo. Outro Ippon para o Brasil e o 3 a 1 no placar geral do desafio.
Continua depois da publicidade
Peso Médio (90kg) – Eduardo Silva (BRA) x Pedro Castro (COL)
A última luta começou muito disputada até Castro receber uma punição. A partir desse momento, Silva foi melhor e conseguiu encaixar um golpe que lhe rendeu um Yuko. Um minuto depois, um som seco no tatame denunciava que Castro havia caído com as costas ao chão. Mais um Ippon para o Brasil e mais uma vitória.