O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC) já acumula 1.182 amostras que aguardam os testes para diagnóstico da dengue, pois o Ministério da Saúde não está enviando os kits, compostos por testes e reagentes, para fazer as análises. A Secretaria de Saúde de SC já fez uma compra emergencial de 25920 testes, que deve chegar em partes a partir da semana que vem. Mas os pacientes não estão sendo impactados, garante a gerente técnica de biologia médica do Lacen/SC, Cristine Ferreira, já que são tratados assim que apresentam os sintomas e antes do resultado dos testes.
Continua depois da publicidade
Ela explica que costumavam receber dois tipos de teste do Ministério, cada um utilizado em situações específicas de acordo com o momento da realização da coleta, mas que deixaram de receber ambos em outubro. Como ainda tinham estoque, um dos testes começou a faltar em 14 de dezembro e o outro em 12 de janeiro. Cristine afirma que recebiam a quantidade de acordo com o pedido, mas que era em média 1,2 mil por mês, porém em situações de pico chegaram a receber 3,2 mil.
Continua depois da publicidade
— Até hoje não tinha acontecido uma situação como essa. Mas assim que chegarem os testes iremos concentrar os esforços para realizar todos eles — reforça, acrescentando que se for necessário irão fazer mutirões.
O laboratório recebe em média 70 amostras por dia de todo Estado e tem capacidade para realizar 400 testes diários.
Municípios infestados pelo Aedes aegypti em SC vistoriaram 29,7% dos imóveis
Cristine afirma que o Ministério da Saúde alegou problemas na licitação para o não envio das remessas, mas que deve normalizar as entregas em fevereiro. O resultado do teste da dengue demora em torno de três a cinco dias para sair, já os de zika vírus e Febre de Chikungunya, que são feitos em outros estados por serem mais complexos, entre 20 e 30 dias. A gerente técnica do Lacen/SC explica que está previsto treinamento da equipe para realização desses dois testes também em SC e que devem iniciar a partir de março.
Continua depois da publicidade
SC registra nove casos de dengue no início de 2016
Em nota, o Ministério da Saúde informou que, “devido a problemas relacionados à compra do produto em 2015, houve uma redução na distribuição regular de kits de testes sorológicos. A situação, no entanto deverá se regularizar até o mês de fevereiro com a chegada de mil kits sorológicos, o que corresponde a 96 mil testes. Até a regularização da situação, existem outros exames, como o PCR, que podem ser realizados para confirmação laboratorial de casos”.