Com a proximidade do Carnaval, é importante saber quais são as casas noturnas que oferecem segurança contra incêndio para os foliões curtirem a festa de momo com tranquilidade. Ontem, o teste DC passou pela Confraria Club, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, e constatou que a casa está adequada. Além de contar com o alvará do Corpo de Bombeiros, foi considerada apta pelo engenheiro de Segurança do Trabalho Nelton Luiz Baú, que inspecionou a boate.

Continua depois da publicidade

>> Engenheiro analisa estrutura da Fields

>> Especialista inspeciona Complexo Music Park

>> Engenheiro faz vistoria no P12

Continua depois da publicidade

>> Especialista confere situação do El Divino

>> Engenheiro vistoria Armazém Vieira

O especialista percebeu na entrada do estabelecimento, de 1,2 mil m², o primeiro acerto. A placa de lotação máxima de 600 pessoas está do lado externo da porta, o que facilita até mesmo para os bombeiros, em caso de incêndio, ter uma noção de público da casa para traçar estratégias de salvamento. A boate tem três saídas de emergência, que respeita o mínimo exigido pela Norma de Segurança Contra Incêndio. Possui também alarme e luz de emergência, hidrantes, extintores e para-raios.

– A casa fica em um espaço aberto e bem ventilado. A boate dentro do estabelecimento é o único espaço enclausurado e possui três saídas de emergência, o que supre bem a necessidade – analisa.

O engenheiro Baú observou alguns itens que podem ser melhorados, como a instalação de um extintor do tipo CO2 no palco do Dj, por ser o local de maior risco de incêndio elétrico, devido aos aparelhos de discotecagem. Outra recomendação é colocar flechas indicativas para as rotas de fuga e manter as placas de saída sempre iluminadas, diferente dos dispositivos utilizados, que acendem apenas com a falta de luz.

Continua depois da publicidade

– Até a energia ser atingida em um incêndio, pode demorar um certo tempo e as pessoas já estarem em pânico a procura das saídas. Por isso, a sinalização deve estar acesa a noite inteira para chamar mais a atenção. Não é comum encontrarmos casas com esse sistema até porque é difícil de encontrar esse tipo de placa no mercado – explica.

Um dos proprietários do estabelecimento, Rico Grunfeld se dispôs a acatar as ideias apresentadas pelo engenheiro convidado pelo DC. Após o incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria (RS), Grunfeld afirmou que a casa tomou providências para melhorar a segurança. A Confraria Club passou a apresentar nos televisores distribuídos pelo prédio um vídeo com a localização das portas de saída de emergência e dos extintores.

Apesar de figurar na lista das 47 casas noturnas atestadas como irregulares pelo Corpo de Bombeiros na última semana passada, o espaço possui alvará de funcionamento desde 14 de janeiro e os clientes podem conferir o documento estampado na entrada da boate. A corporação confirmou que a casa está regular.

Continua depois da publicidade

O teste

Com a tragédia que matou pelo menos 235 pessoas na Boate Kiss, em Santa Maria (RS), o jornal abriu espaço para os donos de casas noturnas mostrarem a situação dos estabelecimentos com o objetivo de expor aos leitores as condições dos locais que escolhem para se divertir.

O especialista

Nelton Baú é engenheiro em Segurança do Trabalho, assessor da presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronômia (Crea-SC) e, até o ano passado, coordenava a câmara nacional do setor.