A Defesa Civil de Santa Catarina fez o anúncio oficial, na tarde deste domingo, da aquisição do segundo radar meteorológico do Estado. A estrutura será instalada no Oeste, cobrindo a área não atingida pelo primeiro radar – o de Lontras, no Alto Vale do Itajaí, que alcança cerca de 77% de SC.

Continua depois da publicidade

Nós próximos dias, uma equipe da Defesa Civil avaliará os possíveis pontos para a instalação do radar. Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e Epagri/Ciram devem participar da vistoria. A previsão é que o equipamento esteja disponível ainda no segundo semestre de 2016.

Em entrevista à Agência RBS para a reportagem publicada neste domingo sobre os efeitos do El Niño em SC, o secretário de Defesa Civil Milton Hobus adiantou a construção do equipamento. De acordo com ele, o governador Raimundo Colombo já havia autorizado a licitação da torre e do radar, em outubro.

Hobus ainda ressaltou que, juntas, as duas estruturas darão cobertura completa das frentes que chegam pela Argentina e Paraguai.

Continua depois da publicidade

– Será estratégico para pegar todas as frentes do Conesul – afirmou o secretário.

Chuva em SC causa estragos em 10 cidades

Saiba como se prevenir de enxurradas

Chuva faz rio que corta Lages transbordar