A chuva que cai desde sábado em alguns municípios acumula estragos em Santa Catarina. A Defesa Civil está em alerta para os níveis dos rios, já que o volume de chuva em 24 horas em algumas cidades superou a média mensal. Pelo menos 10 cidades já registraram estragos neste final de semana.
Continua depois da publicidade
Alfredo Wagner, na Grande Florianópolis, foi um dos municípios mais afetados. Cerca de 30 famílias saíram de suas residências em função de alagamentos. Segundo a Defesa Civil, choveu 160 milímetros em 24 horas no município, sendo que a média de todo o mês fica entre 120 e 140 mm.
Conforme o órgão, mais de 20 pontes de madeira foram arrastadas e há cerca de sete comunidades isoladas (São Vendelino, Barro Branco, Invernadinha, Limeira, Alto Limeira, Pinguirito e Alto Pinguirito). Deslizamentos também foram registrados. Na BR-282, os kms 79 e 111 estão com trânsito em meia pista devido a desmoronamentos.
Continua depois da publicidade
Conforme o coordenador da Defesa Civil em Alfredo Wagner, Emerson Martins,estima-se que cerca de 60% da população da cidade tenha sido atingida direta ou indiretamente pelas chuvas. A localidade de Caeté foi uma das mais atingidas. Martins afirma que parte das estradas da cidade estão intransitáveis.
Em fotos: veja as dicas de prevenção e saiba como agir em casos de enxurradas

Foto: Rafael Siewert / Divulgação
Em Rio do Sul, no Vale do Itajaí, a Defesa Civil está em alerta e acompanha o nível do rio Itajaí-Açu, que às 14h deste domingo marcava 7,10 metros, sendo que o limite de transbordamento é 6,50.
Como a previsão indica mais chuva para a região, a população das áreas mais baixas está sendo levada a abrigos montados nois bairros da cidade: Bela Aliança e Pamplona, localidades com situação mais crítica. Às 14h, cerca de 20 famílias estavam nos abrigos.
Continua depois da publicidade
Em Lages, na Serra catarinense, o rio Carahá, que cruza o município na Serra catarinense, não suportou o volume intenso de chuva e os alagamentos atingiram bairros como Sagrado Coração de Jesus, Centro e São Cristóvão na noite deste sábado. Conforme a Defesa Civil, a situação está normalizada na cidade. Cerca de 100 pessoas foram retiradas de suas residências e às 11h deste domingo retornaram às casas.

Foto: Jotta Damasceno / Divulgação
De acordo com o secretário da Defesa Civil de SC, Milton Hobus, o acompanhamento é constante:
– Acompanhamos tudo, inclusive com as imagens do radar meteorológico de Lontras que está em funcionamento. Auxilia muito na emissão de avisos e alertas por parte da Defesa Civil aos catarinense – garantiu.
A Defesa Civil alerta que há pancadas de chuva com raios previstas para esta tarde principalmente para o Oeste, Planalto Sul, Vale do Itajaí e Litoral Norte.
Continua depois da publicidade