Transborda na noite deste sábado o rio que cruza o município de Lages, na Serra catarinense. O Carahá, que margeia a Avenida Belisário Ramos, não suportou o volume intenso de chuva e os alagamentos já atingem os bairros Sagrado Coração de Jesus, Centro e São Cristóvão desde às 20h30.

Continua depois da publicidade

Iminência do El Niño coloca à prova sistemas de prevenção a eventos climáticos no Estado

– Já está extravasando em vários pontos. Por enquanto estamos isolando as ruas. Mas a gente deve ter que tirar o pessoal de algumas casas porque a previsão é de que continue chovendo – disse o coordenador da Defesa Civil de Lages, Adilson Panek.

A Defesa Civil vai ficar monitorando a situação para minimizar os danos. A Avenida Belisário Ramos é uma das que já tem pontos interditados por causa da água que chegou à rua. O Rio Carahá atravessa dez bairros da cidade.

Continua depois da publicidade

“Radar de Lontras está operando 100%”, diz secretário da Defesa Civil

De acordo com a Epagri/Ciram, a chuva deve persistir na noite desde sábado na maior parte de SC. O acumulado de chuva deve variar entre 40 e 50 mm em média no Estado, com pontuais de 60 a 80 mm no Meio Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte. Há o risco de que a chuva prevista para o sábado e domingo poderá atingir a média mensal do mês de setembro (140 a 160 mm). Até o momento, choveu 70 mm no município, de acordo com a Defesa Civil.

O maior problema é que a situação mais crítica será entre o domingo e a próxima segunda-feira, com impactos nos municípios de Bocaina do Sul, Otacílio Costa, Ponte Alta, Lages e algumas localidades de Curitibanos.

Em fotos: veja as dicas de prevenção e saiba como agir em casos de enxurradas