As previsões que apontam efeitos de forte intensidade do El Niño durante a primavera colocam em teste a prevenção de eventos climáticos em Santa Catarina. Enquanto o pacote de obras da Defesa Civil ainda está longe de sair do papel, municípios, empresas e moradores se organizam diante do alerta de enchentes. Das noves ações de proteção de cheias projetadas pelo governo do Estado em 2013, apenas o radar meteorológico de Lontras ficou pronto. A ampliação das barragens de Taió e Ituporanga, imprescindíveis para segurar as águas dos rios no Alto Vale, tem prazo de conclusão para dezembro, após o pico das chuvas em excesso, previsto para novembro pelos meteorologistas. Além disso, a maior estrutura de contenção de cheias do Estado, em José Boiteux, está ocupada por índios e sem manutenção há mais de um ano.

Continua depois da publicidade

“Radar de Lontras está operando 100%”, diz secretário da Defesa Civil

Confira dicas de prevenção e saiba como agir em casos de enxurradas

O El Niño já atua no Sul do país desde o outono e a previsão da Epagri/Ciram para os próximos dois meses é de chuva acima da média em todo o Estado. Os estudos mostram que a influência do fenômeno é mais significativa na primavera do ano em que ele começa a atuar. Mas apenas o monitoramento diário é capaz de garantir a previsão de detalhes meteorológicos e a possibilidade de eventos extremos.

Continua depois da publicidade

– Esta estação já tem um aumento normal do volume de chuvas em Santa Catarina. Quando tem a influência do El Niño pode ficar pior, pois há aumento de precipitações e temporais com ventanias. Infelizmente ainda não conseguimos detalhar os próximos meses, mas apenas o que ocorre com uma semana de antecedência – explica a meteorologista da Epagri/Ciram Gilsânia Cruz.

Blumenau faz a lição de casa

Umas das cidades que historicamente mais sofre com as enchentes, Blumenau aposta na comunicação entre órgãos públicos, entidades e a comunidade diante do alerta de que o El Niño será intenso. A organização dos grupos, coordenadorias e núcleos de Defesa Civil foi colocada em pauta antecipadamente neste ano para uma atuação imediata e eficiente em possíveis situações de risco.

Para garantir que todos estejam preparados, o Plano de Contingência de Inundações e Escorregamentos do município é atualizado anualmente, mantendo informações de obrigações e deveres dos órgãos e entidades, abrigos e contatos de líderes nas comunidades atualizadas. Além disso, diques localizados nos ribeirões passaram por testes e um mutirão de limpeza de bocas de lobo foi feito nas últimas semanas.

Continua depois da publicidade

– Temos a preocupação de uma chuva mais intensa em novembro e já reunimos os órgãos para informar o que está acontecendo e a previsão. Capacitações foram feitas para criar a cultura da percepção do risco e do relacionamento com as áreas de risco e fizemos isso neste ano de maneira intensificada, ampliada e antecipadamente – disse o secretário de Defesa do Cidadão de Blumenau, Marcelo Schrubbe.

A preocupação em disseminar a informação correta levou entidades como a Associação Empresarial de Blumenau (Acib) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) a enviarem e-mails aos associados comunicando a previsão do tempo. Segundo o presidente da Acib, Carlos Tavares D’Amaral, desde o episódio de 2008, a associação mantém esse contato direto com a Defesa Civil e envia avisos meteorológicos às empresas. Ele reconhece que Blumenau tem a expertise em relação à prevenção, mas diz que a preocupação é a incerteza de onde o fenômeno vai atuar.

– Sabemos o que El Niño pode provocar no Estado, o problema é precisar onde vai desaguar e qual região será afetada. Acredito que o radar de Lontras em funcionamento ajude nesta avaliação prévia e então poderemos de fato dar encaminhamento nos prevenirmos.

Continua depois da publicidade

Contenção de cheias e radar são importantes

Para o engenheiro hidrólogo do Centro de Operação do Sistema de Alerta (Ceops) da Universidade Regional de Blumenau (Furb), Ademar Cordero, é necessário garantir que todas as estruturas de contenção de cheias estejam em pleno funcionamento para reduzir os danos no Vale do Itajaí se a previsão de chuvas realmente se concretizar.

– A enchente não espera ninguém. Estamos sob influência do El Niño e corremos esse risco. Sabemos que chove acima do normal, mas quanto e onde vai chover ainda ninguém sabe, mas o Vale precisa estar preparado.

O secretário estadual de Defesa Civil, Milton Hobus, garante que as três barragens da região vão operar normalmente se for necessário e ressalta a boa estruturação do órgão no Estado e a importância da divulgação das informações que são repassadas a partir das imagens geradas pelo radar de Lontras:

Continua depois da publicidade

– O foco da Defesa Civil neste momento é manter um bom serviço de informação e orientação nas comunidades. O radar de Lontras é fundamental para fornecer avisos meteorológicos a curto prazo e está 100% em funcionamento.

DC Explica: em vídeo, entenda o fenômeno no El Niño