Mensagens que circulam nas redes sociais estão causando pânico em moradores de Joinville e região. A Polícia Militar de SC esclarece que as mensagens fazem parte de um conjunto de estratégias para desestabilizar a cidade. O AN foi conferir cada uma destas mensagens.
Continua depois da publicidade
:: O QUE É MENTIRA ::
1) Áudio de um PM informando um tiroteio durante os atentados
O áudio é real, mas é antigo. Foi feito durante uma operação na semana passada, em Pirabeiraba.
Continua depois da publicidade
2) Incêndio perto da Sociesc
Não houve nenhum incêndio no estacionamento, nem nos prédios. A foto que está circulando é de uma universidade do Paraná e o fato ocorreu no ano passado.
3) Fuga em massa de presos
Não houve fugas no Presídio Regional de Joinville, nem na Penitenciária Industrial de Joinville nesta semana.
4) Incêndio em ônibus
Não houve ataques na madrugada desta quinta-feira em Joinville. O último caso é da noite de quarta-feira, sem gravidade, no Iririú. As imagens e vídeos que circularam são de ataques do ano passado ou de outras cidades do Estado.
Continua depois da publicidade
5) Ataque a lanchonete
Fotos de uma lanchonete pegando fogo foram repassadas nos grupos e a informação é de que seriam do Adriano Lanches, na Getúlio Vargas. Não houve nada de anormal na lanchonete nos últimos dias. Não se sabe de onde é a foto.
6) Escolas sem aula
Circulou a informação de que os colégios Exathum, Bom Jesus e Positivo teriam liberado alunos na noite de quarta-feira por conta dos atentados. Nada disso ocorreu.
Na realidade, os alunos do ensino médio do Bom Jesus foram liberados mais cedo por conta da redução de linhas de ônibus.
Continua depois da publicidade
:: O QUE É VERDADE ::
1) Três ataques a ônibus em Joinville
Desde o começo da onda houve três ataques a ônibus na cidade. O último foi na madrugada de quarta, no bairro Iririú, na zona Leste de Joinville. Um foi registrado no Boehmerwald e outro no Aventureiro
2) Ataque à base da Polícia Militar
Criminosos atiraram oito vezes contra uma base da Polícia Militar no bairro Adhemar Garcia, na zona Sul de Joinville. Não houve feridos.
3) Morte de suspeito em troca de tiros
A Polícia Militar matou um suspeito numa troca de tiros em Pirabeiraba, na noite de terça-feira. Segundo a Polícia, era integrante da facção criminosa Primeiro Grupo Catarinense (PGC).
Continua depois da publicidade
4) Ataque em São Francisco do Sul –
A casa de um policial foi alvo de tiros em São Francisco do Sul. Cinco pessoas foram presas suspeitas de envolvimento.