A Fatma autorizou o funcionamento do primeiro crematório de Joinville. Em reunião na tarde de terça-feira, os técnicos da comissão regional de licenciamento autorizaram a operação, a última etapa do licenciamento do empreendimento construído na avenida Santos Dumont. Como não há nenhuma outra demanda legal, a empresa pretende iniciar a contratação de pessoal assim que for notificada sobre a licença ambiental.
Continua depois da publicidade
O plano é inaugurar o crematório ainda em junho. Há dois meses, foram feitos testes necessários para o licenciamento ambiental. A primeira tentativa de construção de crematório foi feita na década passada, sem sucesso devido à resistência de moradores do bairro Atiradores. Já a construção na Santos Dumont, também polêmica, estava praticamente pronta desde 2014, mas foi proibida de operar devido a liminar concedida em ação popular apresentada por dois moradores do Aventureiro, bairro onde foi instalado o crematório.
Crematório de Joinville pode demorar três meses para começar a funcionar
Houve questionamentos sobre a mudança na legislação que permitiu o empreendimento na cidade, necessidade de licitação para o serviço, entre outras alegações. A liminar de 2014 caiu em sentença de outubro passado, no qual os pedidos da ação foram considerados improcedentes.
Conheça exemplos de crematórios em cidades vizinhas.
Continua depois da publicidade