A sexta-feira não poderia começar com outro assunto mais forte do que a cena de racismo protagonizada por alguns torcedores do Grêmio na partida contra o Santos, na noite desta quinta-feira. Mas nem só de notícias tristes foi o dia. Teve ainda a bela história de Derek Rabelo que superou a deficiência visual e pratica surfe, skate e sandboard. Quem também deu alegrias ao brasil, foi a judoca Mayra Aguiar. Confere aí o resumão.
Continua depois da publicidade
1. Racismo no futebol brasileiro
Nos minutos finais da partida entre Grêmio e Santos, alguns torcedores fizeram atos racistas ao goleiro santista. Nesta sexta-feira o assunto repercutiu e alguns torcedores foram identificados. A torcedora Patrícia Moreira da Silva flagrada gritando a palavra “macaco”, foi demitida e amplamente criticada nas redes sociais. O time gaúcho postou nota oficial, o goleiro Aranha prestou depoimento na polícia e também escreveu nota e postou vídeo.
4. Ouro no Judô
Continua depois da publicidade
Tinha sido apenas uma competição em 2014 por conta de duas cirurgias. Mas Mayra Aguiar (-78kg) mostrou ser a guerreira de sempre e conquistou nesta sexta-feira a inédita medalha de ouro no Mundial de Judô. Em Chelyabinsk, na Rússia, a judoca do meio-pesado se igualou à compatriota Rafaela Silva como as únicas campeãs mundiais do judô feminino brasileiro.
Derek Rabelo passou toda a infância de frente para o mar, em Guarapari, no Espírito Santo. No entanto, uma deficiência o impedia de realizar um desejo simples: surfar. O capixaba nasceu cego, por causa de um glaucoma congênito, e, apesar das tentativas de tratamento, não conseguiu reverter o quadro. Mas ele não se conformou em ficar apenas ouvindo de longe o barulho das ondas. Começou brincando na água, passou a praticar bodyboard e, aos 17 anos, finalmente ganhou uma prancha de surfe do pai. Confira a história de superação do atleta que esteve em Florianópolis no último fim de semana.
4. Icasa é excluído da Série B
O Verdão do Cariri foi julgado pela Quarta Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por recorrer à Justiça Comum para denunciar uma suposta escalação irregular do volante Luan do Figueirense, na 2ª rodada da Série B de 2013.
Continua depois da publicidade
5. Zebras no Aberto dos Estados Unidos
Duas grandes do tênis mundial deram adeus ao Aberto dos Estados Unidos. A nº 2 do mundo, Simona Halep foi derrotada pela croata Mirjana Lucic-Baroni por 2 sets a 0, enquanto Venus Williams foi eliminada do último Grand Slam do ano ao perder para Sara Errani. As duas se enfrentam agora em duelo que vale vaga nas quartas de final da competição.