Quase um mês após a desocupação do Loteamento Harmonia, no bairro Três Rios do Norte de Jaraguá do Sul, moradores seguem acampados no terreno ao lado do condomínio. Na semana passada, a Mario Vieira Empreendimentos, empresa proprietária do terreno, entrou com um pedido de reintegração de posse junto ao Fórum.

Continua depois da publicidade

A ocupação também foi denunciada à Polícia Civil, que realizou audiências com cada morador. O delegado Leandro Mioto Ramos explica que o dono do terreno será ouvido e um termo circunstanciado será enviado ao Poder Judiciário.

Segundo os moradores, entre 15 e 20 pessoas continuam acampadas e só sairão quando outro espaço for disponibilizado. Com barracas feitas de lona, os ocupantes conseguiram dividir os espaços e separar quartos para cada família. A ajuda para manterem-se ali vem principalmente de uma ONG, que auxilia com comida e água potável. Os moradores, porém, ressaltam que há falta de água para limpezas.

Lembre o caso

Continua depois da publicidade

No dia 27 de julho, 71 famílias invadiram o Loteamento Harmonia, cujas casas deveriam ser entregues em setembro a pessoas atingidas pelas enchentes de 2008 e 2011. Uma decisão judicial definiu a reintegração de posse à Prefeitura e a desocupação foi feita no dia 6 de agosto. Desde então, parte dos ocupantes continua nas proximidades do Loteamento.

No momento, uma empresa realiza a instalação das fossas sépticas no Loteamento. Um edital foi aberto pela Prefeitura para contratar outra empresa, que fará o conserto em portas e outras estruturas danificadas durante a ocupação – parte delas quebradas pela Polícia Militar para vistoria das casas no dia da reintegração de posse. O custo total de reforma será de R$ 30 mil. O espaço deve ser entregue aos novos moradores em outubro.