Os prefeitos e vereadores eleitos nas cidades catarinenses tomam posse na tarde desta terça-feira. Em Chapecó, devido a uma mudança na lei orgânica do município, a cerimônia de posse do reeleito José Claudio Caramori ocorre na quarta-feira.
Continua depois da publicidade
>> Confira os preparativos para a posse em SC
Na Capital, a posse de César Souza Junior está prevista para às 17h, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC). No mesmo horário, devem ocorrer a posse de Napoleão Bernardes, em Blumenau, e de Udo Döhler, em Joinville.
Em Lages, Elizeu Mattos deve ser empossado em cerimônia também prevista para às 17h. Já em São José, na Grande Florianópolis, Adeliana Dal Pont tomará posse às 19h. Em Criciúma, o cargo de prefeito será transmitido para o novo presidente da Câmara de Vereadores, já que Clésio Salvaro (PSDB), que foi reeleito na cidade, teve seu registro cassado por causa da Lei da Ficha Limpa. A cerimônia ocorre às 20h.
Continua depois da publicidade
Cerimônias de posse no Litoral Norte
Em Itajaí a cerimônia começa às 17h, na Câmara de Vereadores da cidade. No ato o prefeito Jandir Bellini, a vice Dalva Rhenius e os 21 novos vereadores assinam o termo de posse e fazem os juramentos protocolares.
Na vizinha Balneário Camboriú a solenidade começa mais tarde, às 19h, também na Câmara. O prefeito Edson Piriquito, o vice Cláudio Dalvesco e os 13 legisladores eleitos assumem oficialmente os cargos. No caso de Piriquito e Dalvesco, porém, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) ainda precisa analisar o recurso das cassações impostas aos dois governantes.
Em 12 cidades, há dúvidas sobre quem assume prefeitura em 2013
No primeiro dia do ano, o previsto era que os catarinenses dos 295 municípios assistissem à posse dos novos prefeitos e vereadores. Mas, em 12 cidades catarinenses uma decisão final sobre quem administrará a prefeitura ainda depende da Justiça.
Continua depois da publicidade
Nesses municípios, há duas situações. Os eleitos que, mesmo com a candidatura questionada conseguiram ser diplomados, poderão tomar posse nesta terça-feira e aguardam a manifestação da Justiça no cargo. Já os que não foram diplomados não tomam posse, e estes municípios serão administrados provisoriamente pelos presidentes das câmaras de vereadores.