Em reunião entre a Defesa Civil municipal e estadual no final da tarde desta terça-feira, Porto União decretou situação de emergência por causa do vendaval que atingiu a cidade do Planalto Norte na noite de domingo e deixou um homem morto na localidade de Antônio Cândido – outras três pessoas morreram devido ao fenômeno em Ponte Alta do Norte, no Planalto Serrano. Com o decreto de emergência, o município buscará captar recursos estadual ou federal para ajudar na reconstrução.
Continua depois da publicidade
Morador fala sobre fenômeno que devastou localidade de Porto União
Agricultor sai de casa minutos antes da tempestade e sobrevive
Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, Júlio Chaicowski, o dia também foi dedicado a contabilizar os estragos deixados pelo vendaval. Duas equipes foram montadas para ir a campo e realizar o levantamento das casas destelhadas ou destruídas pelo vendaval.
Continua depois da publicidade
Chaicowski conta que o evento climático ocorreu no interior da cidade e os próprios familiares acolheram as pessoas atingidas no fim de semana. Até o momento, ninguém solicitou abrigo para a Defesa Civil.
– São pessoas conhecidas e que estão ajudando uns aos outros. As famílias estão levando elas para suas casas – explica o coordenador do órgão.
Ainda não há números oficiais de quantas famílias ou casas foram atingidas. Os dados devem ser entregues pela assistência social nesta quarta-feira, quando a Defesa Civil começa a concentrar os trabalhos na área de reflorestamento e dano ambiental, em conjunto com a Polícia Ambiental e os engenheiros florestais da Prefeitura.
Continua depois da publicidade
Mais três mortes
A ventania atingiu também Ponte Alta do Norte, onde morreram Daniel da Silva Farias, de 62 anos; Valdivina Alves de Oliveira, 55; e Francisco Alves Proença, 90, que moravam na mesma casa, em uma área rural do município.
As vítimas estavam dentro da residência na hora em houve o desmoronamento. Os três chegaram a ser encaminhados para hospitais de cidades próximas, mas não resistiram aos ferimentos. Outras 21 pessoas ficaram feridas após os fortes ventos.