Os fortes ventos que atingiram o interior de Porto União na noite de domingo deixaram uma pessoa morta e um rastro de destruição. As áreas mais atingidas foram Antônio Cândido, Santa Galícia e Santa Maria, distantes cerca de 20 quilômetros do Centro da cidade. De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Júlio Chaicowski, muitas casas foram completamente destelhadas e árvores arrancadas, algumas com a raiz e tudo.
Continua depois da publicidade
Leia mais informações de Joinville e região no AN.com.br
A casa onde Artur Leonor Rebein, de 54 anos, morava desabou. Ele foi encontrado morto embaixo dos escombros. Já Reinaldo Rebem, de 49, foi levado pelos bombeiros para o hospital de Porto União, com ferimentos. Os dois eram irmãos e vieram do Paraná para trabalhar em Santa Catarina. Equipes da Prefeitura, dos Bombeiros e da polícia estão no local distribuindo lonas e fazendo um levantamento para averiguar as necessidades da população local. Ainda não é possível precisar quantas famílias foram atingidas.
– A cena é impressionante. Apesar de tudo, temos de agradecer a Deus que esse vendaval não ocorreu no centro da cidade. Porque aí sim o estrago seria imenso – diz Chaicowski.
Continua depois da publicidade
Bernardo Knapik estava em casa com a mulher quando começou o vento forte. Ele conta que só deu tempo de se esconder num dos quartos. Os ventos arrancaram o telhado da casa, destruíram o galpão e a garagem. As árvores também ficaram destruídas e a rede elétrica arrancada. Os dois se salvaram por pouco.
De acordo com o meteorologista Leandro Puchalski, não há estações meteorológicas nas duas cidades, o que impede saber a velocidade do vento, mas há como que em Porto União deve ter andado entre 115 e 170 km/h devido o tombamento de um caminhão.
Confira vídeo da área atingida
Vídeo cedido pela Super Rádio União