Pesquisadores flagraram o corte ilegal de exemplares de Palmeira Juçara na área em que se pretende instalar o Parque Natural Municipal do Morro do Baú, em Ilhota. Eles trabalhavam no local no fim de setembro quando se depararam com homens que utilizavam facões para cortar os pés.

Continua depois da publicidade

::: Previsão da prefeitura de Ilhota para reabrir Parque Botânico do Morro do Baú é de dois anos

A espécie está em extinção e a retirada é proibida. Apenas a Palmeira Real pode ser cultivada em larga escala para consumo.

A ação foi denunciada ao Ministério Público de Gaspar, comarca responsável pela região de Ilhota, pela Associação Catarinense de Preservação da Natureza (Acaprena).

::: Prefeitura de Ilhota pretende incluir memorial da tragédia de 2008 no projeto do parque do Morro do Baú

Continua depois da publicidade

Um dos pesquisadores, que preferiu não se identificar, conta que a retirada do produto da região é cada vez mais comum e que os “ladrões de palmito” aparentemente não se preocupam em se esconder. Ele diz que chegou a fazer um boletim de ocorrência na polícia ambiental, mas que a solução do problema está distante. Além da preocupação com a manutenção da mata nativa e das espécies ameaçadas, ele afirma que também há riscos para moradores da região:

– Começa com o palmito, depois assaltam as casas, vêm usar drogas, é um risco para todo mundo que vive ali. Sabemos que tem gente que vem de longe pra pegar palmito aqui dentro.

::: Secretário de Turismo de Ilhota diz que recursos estão garantidos para o parque no Morro do Baú, mas teme burocracia

O conselheiro da Acaprena Leocarlos Sieves acredita que para evitar a exploração ilegal no local é preciso implantar imediatamente uma infraestrutura de acesso e fiscalização, já que as denúncias de exploração ilegal são frequentes.

Continua depois da publicidade

– Virou terra de ninguém. Esta Palmeira Juçara é muito importante dentro do bioma da floresta porque serve de alimento para os animais e pássaros. E quando o ladrão corta sem o manejo sustentável, ele corta tudo. São árvores com 20, 30 anos que estão sendo destruídas.