O secretário de Turismo de Ilhota, Altamir dos Santos, destaca que a intenção do Executivo é preservar a área nativa do Parque Botânico do Morro do Baú, fazendo os ajustes necessários ao acesso e a revitalização da sede e das áreas de camping e recepção aos turistas:
Continua depois da publicidade
– Por incrível que pareça a área do parque não foi atingida pelo desastre de 2008, a pior situação foi nos arredores. Mas as duas sedes que existiam foram depredadas porque não tinha ninguém. Então, acho que dois anos é o ideal para podermos trabalhar e deixar tudo da forma correta.
A ideia da prefeitura de Ilhota, segundo Santos, é criar um parque temático e um centro de informações para os turistas. O município também pretende manter uma parceria com o Herbário Barbosa Rodrigues para que a insitutição mantenha os estudos na região. Além disso, um memorial para lembrar as vítimas da tragédia em Ilhota (veja tabela) deve ser erguido no local.
– Não vamos agregar muita coisa que possa trazer prejuízo à natureza, o nosso objetivo é preservar, principalmente porque o Baú tem problemas, sempre que acontece algo todos ficamos em alerta, então o cuidado tem que ser muito grande.
Continua depois da publicidade