Suspensão do turismo de observação de baleias; proibição da pesca artesanal da tainha; lançamento de serviço de músicas na web pelo Google estão entre os assuntos mais comentados pelos leitores do Diário Catarinense nesta semana. As opiniões chegaram por e-mail, cartas, redes sociais e comentários em matérias do site.
Continua depois da publicidade
Nesta quinta-feira, a Justiça Federal suspendeu o turismo de observação de baleias em Santa Catarina. O principal argumento é que a aplicação da lei que protege os cetáceos e a fiscalização realizada pelo governo federal não está sendo suficiente para garantir a segurança das baleias, turistas e embarcações envolvidos na atividade. Foi uma das reportagens mais comentadas no site do Diário Catarinense.
Continua depois da publicidade
Ainda em relação ao meio ambiente, outra polêmica surgiu: depois de os pescadores garantirem toneladas de tainha, o Ibama proibiu a pesca artesanal. A instituição diz que a rede de emalhe inviabiliza a atividade, como é assegurado por lei.
Em mais destaque nas redes sociais, principalmente no Twitter, os leitores comentaram o novo serviço de músicas online idealizado pelo Google: Google Play All Access. O novo software dará acesso a milhões de músicas e poderá ser acessado em dispositivos Android, mas custa R$10 mensais.
É oficial: a fiscalização por radares nas estradas de Florianópolis inicia no fim de maio. Os equipamentos estão na fase de testes pelo Inmetro. O leitor Ivo Rosa Filho enviou um e-mail contando o que acha da instalação dos radares.
Continua depois da publicidade
Ainda falando sobre o trânsito, a empresa Canasvieiras foi multada por estar com mais passageiros que o permitido em uma de suas linhas. Umas das passageiras estava indignada com o excesso de pessoas e ligou para a Polícia Militar Rodoviária. A linha transporta passageiros do Centro da cidade para o Norte da Ilha de Santa Catarina.
O cancelamento do contrato com a Autopista Litoral Sul, empresa responsável pela concessão da BR-101 e pelas obras do contorno viário de Florianópolis, é uma possibilidade. O prefeito César Souza Júnior irá se reunir na próxima segunda-feira com mais 22 prefeitos de todo o Estado para angariar assinaturas pela rescisão. O leitor Renato Tadeu Scoz enviou um e-mail com a opinião sobre o assunto.
A população está se organizando para garantir mais segurança no Estado. Os chamados “vizinhos solidários” estão sempre atentos e em parceria com a polícia para enviar informações caso haja qualquer indício de crime pelas ruas. Alguns moradores chegam a compartilhar as chaves de casa um com os outros para garantir mais segurança. É a melhor saída? O post sobre a matéria repercutiu na fanpage do Diário Catarinense no Facebook.
Continua depois da publicidade
O Governo de Santa Catarina ultrapassou o limite com a folha de pagamento dos servidores no último quadrimestre. O valor é prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal e impede que a administração estadual possa dar aumento salarial, criar cargos, nomear servidores e contratar horas extras.