Um ônibus da empresa Canasvieiras foi parado e multado pela Polícia Militar Rodoviária (PMRV) no posto da SC-401, no Norte da Ilha, por excesso de passageiros. O veículo partiu 12h45min deste domingo do Terminal de Integração de Canasvieiras (Tican) em direção ao Bairro Trindade com 46 pessoas em pé _ o máximo permitido são 42.
Continua depois da publicidade
Indignada com a lotação, Simoni Ângela de Souza ligou para o 198 e fez a denúncia de dentro do veículo para a PMRV, que não permitiu que a viagem continuasse com aquele número de pessoas.
Com o ônibus parado, sem poder seguir o trajeto, alguns voluntários se dispuseram a deixar o veículo e caminhar por cerca de 300 metros até o Terminal de Integração de Santo Antônio de Lisboa (Tisan).
– Não podemos mais aceitar sair desses terminais com gente sentada na porta, correndo risco de segurança. As empresas precisam colocar mais ônibus e só farão isto se começarem a ser multadas, sentir no bolso – disse a denunciante.
Continua depois da publicidade
O motorista teve 4 pontos retirados de sua habilitação e a empresa foi multada em R$ 85,13. Depois de registrada a ocorrência e com o número máximo de passageiros permitidos, o ônibus seguiu viagem.
O gerente de operações da Canasvieiras, Jucélio Santana, disse que a orientação é que os motoristas não façam viagem com a lotação máxima. Segundo ele, foi a primeira vez que a empresa foi multada por este motivo e que vai reforçar o aviso aos funcionários.
A Polícia Militar Rodoviária orienta que em caso de haver lotação no ônibus, o passageiro pode ligar para o telefone 198 e fazer a denúncia.
Continua depois da publicidade