A vida não estava nada fácil pra ela, até que… seu bolo de banana ganhou reconhecimento nacional em um dos programas mais vistos da TV!
Continua depois da publicidade
Em uma bela manhã, a Maria Julia Scotti, 56, que é funcionária da prefeitura de Palhoça, viu no programa Mais Você, apresentado pela Ana Maria Braga, que haveria um concurso de receitas para escolher o melhor bolo caseiro do Brasil. O que ela fez? Correu para inscrever o seu, agora famoso, bolo de banana com canela. E ela foi tão rápida que a primeira receita do concurso foi a dela.
O bolo já está na família de Maria há muito tempo. É uma receita da mãe, que foi modificada.
– Tirei uma xícara de açúcar e acrescentei o queijo, para dar uma quebrada no doce – explicou.
Continua depois da publicidade
E a mudança foi muito bem recebida por todos. Tanto que, meses após a inscrição, ela recebeu uma ligação da Globo avisando que o seu bolo estava entre os 30 melhores do concurso.
Leia também:
>> Na panela: pão de ló fofinho e gostoso, só pros melhores!
>> Na Panela: Broa de polvilho com coco pra matar a saudade
>> Na Panela: escondidinho de abóbora com camarão
Filho ajudou a mãe na cozinha
Depois, veio uma segunda ligação da emissora, querendo saber detalhes de onde morava e se Maria poderia, caso fosse para final, viajar para preparar o bolo no Rio de Janeiro, lá na cozinha da Ana Maria. Mesmo impossibilitada, Maria deu um jeitinho e disse que poderia viajar, sim, mas não poderia preparar o bolo. Porém, o filho Zé Luiz – que até então nunca havia preparado a receita – o faria por ela.
E o terceiro contato telefônico da Globo foi pra saber detalhes de onde morava a culinarista e se ela poderia receber uma equipe da TV pra gravar um perfil sobre ela.
Continua depois da publicidade
– A essas alturas eles já sabiam que eu estava na final, mas não disseram nada – concluiu.
Como prêmio, Maria ganhou R$ 10 mil, um curso com o chef Rogério Shimura e um conjunto de panelas da Ana Maria Braga, que ela vai guardar até poder cozinhar novamente.
A Viagem
Maria e Zé Luiz passaram três dias na Cidade Maravilhosa e foram preparar o bolo lá na cozinha da Ana Maria. Mas não naquela cozinha que você vê na televisão. Maria conta que existem três locais para a mãe do Louro José testar e preparar as receitas que apresenta no programa: uma para as receitas testes, outra, atrás do estúdio, para fazer as receitas que vão ao ar e, por fim, a cozinha do estúdio.
Continua depois da publicidade
– De cara nós já queimamos uma batedeira daquelas bem grandes que ela usa. Lá era 110v e nós ligamos no 220v – contou aos risos ela sobre o que andou aprontando no Projac.
Além de queimar o utensílio alheio, quando estavam preparando o bolo que seria apresentado aos jurados, pouco antes de colocar no forno, veio a lembrança:
– Zé, cadê o fermento? – perguntou ao filho, que foi os seus braços durante toda a maratona culinária no Rio de Janeiro. Mas nem tudo estava perdido. Eles começaram tudo do zero, foram os últimos a entregar, mas, no final, deu certo.
Continua depois da publicidade
Na volta, tanto Zé Luiz quanto a mãe precisaram se esconder e inventar histórias pros vizinhos e amigos. Eles assinaram um termo de confidencialidade, sob pena de não receber o prêmio, porque o resultado do concurso não poderia vazar.
Outro segredo do programa que é guardado a sete chaves envolve o papagaio mais famoso do Brasil, Louro José. Por isso, não podemos contar!
Luta contar o câncer
Entre inscrever a receita e saber que era uma das finalistas do concurso O Melhor Bolo Caseiro do Brasil, Maria Julia foi diagnosticada com câncer de mama. Com histórico de casos na família, ela retirou as duas mamas 20 dias antes de viver toda essa aventura. E, no dia da viagem, ela precisou refazer os pontos que haviam se rompido. O médico a aconselhou a não viajar. Conselho que não foi seguido. Por isso, o apoio do filho, Zé Luiz, foi primordial. Foi ele quem preparou os dois bolos apresentados na final, que auxiliou a mãe durante a viagem, no hotel e no programa.
Continua depois da publicidade
E quem vê Maria não acredita que ela esteja passando por uma situação tão difícil. Dinâmica, alegre e comunicativa, é um exemplo de superação e alto-astral. E o melhor de tudo isso, pra ela, foi o reconhecimento. Já pro filho, foi viajar de graça!

O Melhor Bolo do Brasil
:: Ingredientes:
4 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
1 e ½ tablete de margarina (150g)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de amido de milho
1 xícara (chá) de leite
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
250g de queijo muçarela ralado no ralo grosso
12 bananas caturra (= nanica ou banana d’água), bem maduras, cortadas na diagonal em três fatias
6 colheres (sopa) de açúcar misturadas com 1 colher (sopa) de canela em pó
:: Modo de preparo:
Numa batedeira coloque 4 ovos, 1 xícara (chá) de açúcar, 1 e ½ tablete de margarina e bata até obter um creme esbranquiçado. Adicione, aos poucos, 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de amido de milho, 1 xícara (chá) de leite, 1 pitada de sal. Desligue a batedeira, acrescente 1 colher (sopa) de fermento em pó e misture delicadamente.
Continua depois da publicidade
Transfira metade da massa para uma assadeira de fundo falso (30cm de diâmetro X 4cm de altura), untada e enfarinhada, 250g de queijo muçarela ralado no ralo grosso, metade das fatias de banana, polvilhe metade da mistura de açúcar com canela, o restante da massa, o restante das fatias de banana e cubra com a outra metade da mistura de açúcar com canela.
Leve ao forno médio pré-aquecido a 160°C por aproximadamente uma hora. Retire do forno, desenforme e sirva em seguida.