Sabe aquele expressão de que “fulano é tratado a pão de ló”? Pois é. Esta semana entendi porque as pessoas falam isso. Tive uma overdose de pão de ló em casa. Macio, delicado e gostoso, modéstia a parte, assim ficaram meu bolinhos. E, sim, merecia mesmo ser servido só pros especiais. Com um cafezinho, com suco, com leite, com geleia, com manteiga, com um belo recheio… Enfim, um verdadeiro coringa na mesa.

Continua depois da publicidade

Leia também:

>> Reeducação alimentar em grande estilo

>> Na Panela: Tarte tartin de maçã, uma sobremesa de novela

Continua depois da publicidade

>> Na Panela: Broa de polvilho com coco pra matar a saudade

Mas não vou ser egoísta e ficar com essa receitinha só pra mim. Até porque, nunca se sabe quando iremos tomar um cafezinho na casa de um de vocês, né? Além do mais, é facinho de fazer, ideal pra quem quer dar os primeiros passos na cozinha.

Receita de pão de ló

:: Ingredientes:

6 ovos

2 xícaras de açúcar

10 colheres de água

1 colher de essência de baunilha

2 xícaras e meia de farinha de trigo

:: Modo de fazer:

Bata as claras em neve e reserve. Em seguida, bata as gemas, o açúcar, a água e a essência de baunilha. Peneire a farinha e acrescente aos poucos na mistura. Por fim, junte as claras em neve e mexa delicadamente, até que ela esteja totalmente incorporada. Unte a forma, despeje a massa e leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 40 minutos.

Dicas

Antes de untar a forma, forro o fundo dela com papel manteiga, que facilita na hora de desenformar.

Não, eu não esqueci do fermento. Mas é que essa receita não leva fermento mesmo.

Ao retirar o bolo do forno, deixe descansar, primeiramente, em cima do fogão. Se você levar a forma direto para uma superfície fria, ele irá despencar.

Continua depois da publicidade