As ostras foram liberadas. Oba!!!!! Tudo bem que semana passada teve Fenaostra, mas minha ida ao evento não foi suficiente pra matar a vontade. Então, decidi que este final de semana vai, sim, rolar a “presença do moluxco” lá em casa. In natura, não tem problema. Ao bafo menos ainda. A gratinada pesa um pouco na balança, mas vale a pena. Acredito que se for pra quebrar a dieta, tem que ser, sim, com algo que compense as calorias, e essa ostrinha é o que há! A receita aprendi com uma das companheiras do blog Na Ponta da Língua, Jana Laurindo, dona da ostra gratinada mais gostosa que já comi na vida. A prova é que bati meu recorde e consegui consumir duas dúzias desta delícia em uma única noite. Quer prova maior da competência da Jana na cozinha?
Continua depois da publicidade
Leia também:
>> Na Panela: Aprenda a fazer Gnocchi de mandioquinha com calabresa
>> Na Panela: Receitas funcionais pra uma vida saudável
Continua depois da publicidade
>> Na Panela: Sanduíche rápido, fácil e gostoso que vai ao forno
Ostra gratinada da Jana
:: Ingredientes:
1 dúzia de ostra cozida e aberta
600 ml de leite
1 cebola picada
2 colheres de sopa de manteiga (não é margarina)
2 colheres de sopa de farinha
1/2 caixinha de creme de leite
sal a gosto
Queijo parmesão ralado a gosto
:: Modo de fazer
Cozinhe as ostras em uma panela com água até que elas abram sozinhas. Depois de frias, retire a “tampa” da ostra e reserve.
Em uma panela, refogue a cebola na manteiga até que ela fique douradinha. Abaixe o fogo e adicione a farinha de trigo. Misture bem e rápido pra não empelotar. Vá jogando o leite aos poucos, e continue mexendo sem parar, e sempre que engrossar, jogue mais um pouco de leite, até ele terminar. Continue mexendo até ferver. Acerte o sal, acrescente o creme de leite.
Numa assadeira cheia de sal grosso (o sal serve para apoiar as conchas das ostras), coloque as ostras e preencha cada uma delas com o molho branco. Polvilhe um pouco de queijo ralado em cima e leve ao forno para gratinar.
Continua depois da publicidade
Dicas:
Se o molho branco empelotar, não se desespere nem jogue fora. Basta bater tudo no liquidificador ou no mixer e pronto!
Todo mundo tem um truque pra não chorar na hora de cortar a cebola. Minha mãe, por exemplo, coloca um palito de fósforo na boca. Não, eu não sei o motivo… mas o meu truque é o seguinte: cortar a cebola ao lado da chama do fogão. Aprendi num programinha de TV. É certeiro!