Quem esperava aguardar atendimento em longas filas na agência do Pró-Cidadão no Centro de Florianópolis, após a prorrogação em uma semana do prazo para pagamento com desconto do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2015 de Florianópolis, surpreendeu-se nesta sexta-feira, 13.
Continua depois da publicidade
Até o meio-dia, a unidade montada especificamente para atendimento relacionado à taxa recebeu poucos contribuintes para esclarecimentos de dúvidas e reemissão de boletos com a nova data de vencimento.
Leia mais:
::: Descubra se você tem direito ao IPTU Social em Florianópolis
Continua depois da publicidade
::: Acompanhe todas as notícias da Grande Florianópolis
De acordo com Carolina Ávila Silva, diretora de tributos imobiliários da Prefeitura, a situação repetiu-se ao longo dessa semana.
– O movimento foi bastante tranquilo ao longo dos dias. Muitos, inclusive, já quitaram ou pagaram a primeira parcela do IPTU – diz.
Carolina também explica que cerca de 1,2 mil processos de revisão da taxa foram abertos durante o período _ motivação da Prefeitura Municipal de Florianópolis em adiar o vencimento da quitação dos boletos. Desse montante, cerca de 700 contribuintes questionam o cálculo feito para dedução do valor.
Continua depois da publicidade
Segundo a diretora de tributos imobiliários, em somente cinco casos foram constatados erros.
– O deferimento desses processos só acontecerá de um a dois meses. Quem optar por não realizar o pagamento nesse período terá de arcar com juros, além de perder o desconto válido até essa sexta-feira – explica.
Aproximadamente 74% dos carnês do IPTU 2015 de Florianópolis já estão em dia – sendo que 52% foram pagos em cota única (com desconto de 20%) e 21% parcelados (com desconto de 5%).