1 – Para Santur, desvalorização do peso argentino não terá efeito no turismo

Continua depois da publicidade

As expectativas para o turismo catarinense na temporada seguem otimistas, mesmo após um dia de forte desvalorização do peso argentino no país vizinho. Nesta quinta-feira, a moeda sofreu sua maior queda desde a crise econômica de 2002, com o dólar subindo mais de 40%, depois de o governo de Mauricio Macri ter acabado com as restrições em vigor. Para o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, apesar da forte mudança cambial no país vizinho, os planos dos argentinos nas viagens para Santa Catarina devem sofrer pouca alteração.

2 – STF anula comissão do impeachment e dá ao Senado poder de barrar

Um julgamento que havia começado mal para as pretensões do governo Dilma Rousseff diante do processo de impeachment terminou com sensação de sobrevida. O voto do ministro relator Luiz Edson Fachin, que derrubava todos os itens relevantes da ação do PC do B questionando os trâmites do impeachment, foi revertido pela maioria. Líder da dissidência, Barroso afirmou ter buscado a formação das suas convicções a partir da repetição das regras aplicadas no impeachment do ex-presidente Fernando Collor, em 1992.

3 – Mineirinho dedica título mundial ao colega Ricardo dos Santos

Continua depois da publicidade

Mais novo campeão mundial de surfe, Adriano de Souza, o Mineirinho, tem forte ligação com Santa Catarina. Ele é morador do bairro Campeche, em Florianópolis, cidade de sua noiva e onde é visto em costumeiras visitas para recarregar as energias. Além disso, dedicou o triunfo desta quinta-feira ao amigo catarinense Ricardo dos Santos, o Ricardinho, surfista baleado e morto em janeiro deste ano na Guarda do Embaú: “Fui muito abençoado pelo meu amigo Ricardo do Santos. Dedico essa vitória a ele, sei que ele me olhou lá de cima”

4 – Colombo sanciona mudanças na Lei Orgânica do TCE em meio a polêmica

A guerra iniciada entre Tribunal de Contas (TCE) e Assembleia Legislativa deve chegar ao Supremo Tribunal Federal (STF) até o começo da próxima semana. Na manhã desta quinta-feira, o governador Raimundo Colombo (PSD) sancionou o projeto de lei 13/2015, que prevê alterações na Lei Orgânica do tribunal. O texto da nova lei foi aprovado por unanimidade na Alesc na sexta-feira passada e foi duramente criticado por conselheiros e auditores do TCE.

5 – Levy discursa em tom de despedida

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, encerrou nesta quinta-feira à tarde sua participação na reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) sugerindo que pode sair do governo. Segundo fonte ouvida pela Agência Estado, Levy falou aos participantes da reunião que não estará no próximo encontro do colegiado, previsto para 21 de janeiro.