Cerca de 196,8 mil estudantes universitários do país inteiro devem fazer a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) neste domingo. Aplicado anualmente em instituições de Ensino Superior, o Enade é uma prova usada para avaliar os cursos de graduação brasileiros. Segundo dados do Inep, SC teve 7 mil estudantes de 30 instituições inscritos na prova.
Continua depois da publicidade
:: Mário Motta: “O recado do Enade”
:: Metade dos cursos da Udesc alcançam nota máxima no Enade 2012
O exame deste ano será feito por universitários de 904 centros de ensino. O estado com mais inscritos é São Paulo, com 38 mil estudantes, seguido de Minas Gerais e do Paraná. No outro extremo estão Roraima e Amapá, com 547 e 598 estudantes cadastrados, respectivamente.
Continua depois da publicidade
A cada ano, algumas áreas de conhecimento são selecionadas para participar do Enade. A prova avalia principalmente os estudantes que estão ingressando nos cursos e os que estão se formando. O aluno que for convocado e deixar de participar do exame é impedido de concluir o curso, não recebendo seu diploma.
Nesta edição do Enade serão avaliados os cursos de bacharelado em Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Zootecnia. O exame também avaliará os cursos de tecnólogo em Agronegócio, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia.
A aplicação da prova é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), uma entidade vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e responsável por outros exames como o Enem e o Revalida.
Continua depois da publicidade
O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado em 2004. A divulgação do boletim de desempenho referente prova de 2013 está prevista para o segundo semestre do próximo ano.
Desempenho ruim e boicote
Os dados referentes à prova de 2012 foram divulgados pelo MEC no começo de outubro e geraram muita confusão. Se por um lado Santa Catarina teve 17 cursos avaliados com nota máxima, por outro, 69 graduações foram enquadradas nas notas 1 e 2, as piores da tabela. Os cursos que se enquadram no conceito insatisfatório em SC devem passar por uma avaliação in loco pelos técnicos do MEC.
Na avaliação do MEC as notas variam de zero a cinco. Para que as instituições sejam consideradas como aceitáveis, é preciso que o conceito do Enade fique acima de três. Dos 321 cursos avaliados em Santa Catarina, 252, 21,5%, ficaram com pontuações três, quatro e cinco.
Continua depois da publicidade
Vários estudantes criticam o método de avaliação pregado pelo Enade, que prioriza o investimento em instituições cujos cursos já estejam com um bom desempenho. Essa instatisfação faz com que, todo ano, cerca de 1,5% a 3% dos cursos boicotem a prova,deixando-a em branco. Na última edição, o curso de Jornalismo da UFSC foi o único a se enquadrar nessa porcentagem, gerando a pior nota da história do curso. Segundo os alunos, a atitude foi tomada para forçar uma visita de fiscais do MEC ao curso.