O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira, 7, o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2012, um dos indicadores de qualidade da educação superior. Se por um lado Santa Catarina teve 17 cursos avaliados com nota máxima, por outro, 69 graduações foram enquadradas nas notas 1 e 2, as piores da tabela.
Continua depois da publicidade
>> Clique aqui para conferir o ranking das instituições
Na avaliação do MEC as notas variam de zero a cinco. Para que as instituições sejam consideradas como aceitáveis, é preciso que o conceito do Enade fique acima de três. Dos 321 cursos avaliados em Santa Catarina, 252, 21,5%, ficaram com pontuações três, quatro e cinco. Já entre os melhores da lista, duas são universidades públicas (Udesc e UFSC).
Foram avaliados somente cursos das áreas de humanas. A contagem de pontuação é ampla, a média é calculada tanto sobre os acertos de quem fez a prova como a nota daqueles estudantes que nada preencheram – o os chamados boicotes (na próxima edição, será considerada a permanência do universitário em sala por pelo menos uma hora após a entrega da prova). O Enade é aplicado aos estudantes do último ano e aos ingressantes.
Continua depois da publicidade
Os 69 cursos que se enquadram no conceito insatisfatório em SC devem passar por uma avaliação in loco pelos técnicos do MEC.
Entre os oito que tiveram as piores notas – a pontuação 1 – está o curso de Jornalismo da UFSC, única graduação da Federal que aparece com pontuação ruim na tabela do MEC. Os cursos que ficaram com nota dois pertencem a 33 instituições de ensino privado no Estado.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do total de avaliações no país, 30% dos cursos ficaram abaixo da média considerada como aceitável no Conceito Enade. O percentual de abstenções na prova de 2012 foi de 20,1%.
Continua depois da publicidade
Desempenho no país melhorou
Em todo o país foram avaliados pelo Enade 2012 um total de 7.228 cursos de 1.646 instituições públicas e privadas. Os testes são feitos por ciclos e cada curso é avaliado de três em três anos.
Se comparado com 2009, quando estudantes das mesmas graduações fizeram a prova, pode-se dizer que o desempenho melhorou: o percentual de cursos com notas satisfatórias era de 61,6%, enquanto que a divulgação atual do MEC aponta que 80,5% obtiveram nota satisfatória.
As provas do Enade 2013 estão marcadas para 24 de novembro. Serão avaliados universitários do bacharelado em Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Zootecnia. Também farão a prova estudantes de cursos tecnológicos em Agronegócio, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia.
Continua depois da publicidade
O Conceito Enade é o principal indicador do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), que deverá ser divulgado pelo MEC no final deste mês.