Os dados gerais do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2012 foram apresentar pelo Ministério da Educação nesta segunda-feira. Os testes avalioram alunos de cursos das áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e áreas afins, além dos eixos tecnológicos de Gestão de Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design. Ao todo, foram avaliados 7.228 cursos de 1.646 instituições de educação superior, sendo oito da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
Continua depois da publicidade
Metade desses cursos da instituição catarinense atingiu o conceito máximo (5), sendo todos oferecidos pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) em Florianópolis – Administração Empresarial, Administração Pública e Ciências Econômicas – e em Balneário Camboriú – Administração Pública. Outros três cursos alcançaram o segundo melhor conceito (4): Ciências Contábeis, do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), em Ibirama; e Design Gráfico e Design Industrial, do Centro de Artes (Ceart), em Florianópolis.
O curso de Administração em Ibirama obteve o conceito 3. Todas as turmas desse curso foram abertas pela Fundação Educacional Hansa Hammonia e a Udesc formou as últimas delas por meio de convênio, acertado na época em que a universidade instalou o centro no município. Na edição deste ano, o Enade avaliará cursos de Saúde, Ciências Agrárias e Serviço Social. As provas estão marcadas para 24 de novembro e reunirão cerca de 200 mil acadêmicos dos penúltimos e últimos semestres.
Continua depois da publicidade