Foi uma motocicleta o primeiro veículo a passar pela recém reinaugurada Ponte Trindade. Após um ano e dez meses de espera, a ligação entre o município de Schroeder e o bairro Santa Luzia, de Jaraguá do Sul, foi finalmente reestabelecida, evitando um desvio que foi realidade da população por meses.

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A liberação ocorreu às 10 horas da manhã, com a retirada das contenções que impediam a passagem, e a estreia contou com adesão dos motoristas: motocicletas, carros, caminhões e até um ônibus fizeram a passagem na primeira hora de trânsito liberado.

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O motociclista Rildo Marques foi o primeiro a passar pela Ponte Trindade. Morador de Santa Luzia, o pedreiro trabalha tanto no bairro quanto em Schroeder. Em dias em que precisava utilizar o carro para trabalho ou passeios com a família, era necessário percorrer os quatro quilômetros até o desvio pelo bairro Itoupava-açu.

– Eu não sabia que iria abrir, só via antes quando estava interditado. Mas vi que estava liberado e vim devagar _ conta ele.

Liane Krieger Busnardo também mora no Santa Luzia e sentiu as dificuldades da falta de travessia. Ela e o marido têm uma distribuidora que atua tanto em Jaraguá do Sul quanto em Schroeder.

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– Fez muita falta. O pontilhão já ajudou, mas agora com as duas mãos ficará melhor _ avalia.

O pontilhão citado por Liane é uma estrutura provisória, feita de madeira pela Prefeitura de Jaraguá do Sul. A passagem foi construída em agosto ao lado da Ponte Trindade e permitiu a passagem de carros. Segundo o secretário de Obras de Schroeder, Rudibert Tank, a estrutura será retirada em um prazo de 30 dias. Tank ainda conta que o acesso à ponte pela estrada Bracinho está sendo arrumado e receberá macadame. Depois, há previsão de instalação de iluminação pública na ponte, que ainda não conta com postes.

Lembre o caso

A ponte Trindade foi interditada em dezembro de 2012, quando seus pilares cederam. Foi necessária a elaboração de um projeto de recuperação e de sondagem nos pilares. Só então foi possível contratar a empresa que realizou a obra de reforma, que começou em junho deste ano e foi interrompida três semanas depois, pelos riscos apresentados no trabalho de recuperação dos pilares. A obra foi retomada em agosto. Segundo Tank, foram gastos R$ 296.987,17 com o trabalho.