Desde o fim da tarde de terça-feira, a ligação entre Schroeder e o bairro Santa Luzia, de Jaraguá do Sul, virou quase ponto turístico. Moradores das redondezas revezam-se para observar a novidade do local: uma ponte provisória de madeira, que permite a ligação entre as cidades até que as obras na Ponte Trindade sejam concluídas. Desde que foi liberada na terça-feira, a passagem pelo local está movimentada e exige atenção dos motoristas, já que apenas um carro pode atravessar por vez.
Continua depois da publicidade
Construída pela Prefeitura de Jaraguá do Sul, a nova estrutura tem quatro metros de largura e 15 de comprimento. O secretário de Obras da cidade, Hideraldo Colle, explica que tudo está sinalizado e ressalta que a estrutura é provisória. Assim que a ponte original estiver pronta, as madeiras utilizadas na passagem retornam à secretaria e serão utilizadas em outras obras.
Entre os moradores, a nova ponte foi recebida com alegria. Alguns vieram apenas para conferir, como Ingo Thomsen, de Schroeder.
– Não uso muito a passagem, vim mais para ver. Ficou 100% _ elogia ele.
Continua depois da publicidade
Outros vêm na estrutura com alívio. Morador das margens de Schroeder do rio Itapocu, Nilo Zils viu-se em má situação quando a ponte Trindade foi interditada, em dezembro de 2012. Trabalhando no Centro de Jaraguá do Sul, ele utilizava a passagem diariamente.
Passou a dirigir uma motocicleta para usar a ponte e evitar percorrer os quatro quilômetros até a passagem mais próxima permitida aos carros, através do bairro Itoupava-açu. Agora, com a ponte provisória, o carro poderá ser usado.
– Em dias quentes posso ir com a moto, mas nos dias frios e de chuva vou de carro _ sorri ele.
60 dias para liberação
Nesta semana, as obras na Ponte Trindade foram retomadas. A reforma da estrutura ficou parada desde fim de junho, devido aos riscos de realizar o reforço dos pilares da forma prevista no projeto. Um novo tipo de reforço foi estudado e será feito. Desta vez, a esperança gira em torno de estacas metálicas, que devem sustentar a estrutura. 24 estacas serão introduzidas no pilar que cedeu em 2012.
Continua depois da publicidade
O outro pilar da ponte ainda será avaliado, para constatar se reforços serão necessários. Segundo o secretário de Obras de Schroeder, Rudibert Tank, se tudo correr bem e o tempo colaborar, a ponte estará pronta em um prazo de 60 dias.