A reforma na Ponte da Trindade, que ligo bairro Santa Luzia, de Jaraguá do Sul, ao município de Schroeder ainda está sem solução. A Prefeitura e a empresa contratada para a obra, a Construrio, estão avaliando opções para dar continuidade à reforma.

Continua depois da publicidade

A recuperação da ponte iniciou no começo de junho e foi interrompida três semanas depois. O motivo foi que uma empresa terceirizada pela Construrio para fazer o reforço dos pilares considerou a obra insegura. Além disso, o procedimento que seria adotado poderia comprometer ainda mais a estrutura.

O secretário de Obras de Schroeder, Rudibert Tank, explica que inicialmente estava prevista a inserção da estaca-raiz para sustentar os pilares. Como alternativa, foi pensado no uso de mini estaca-raiz, porém nenhuma das mais de dez empresas consultadas teve interesse no trabalho. Na tarde de ontem, o secretário esteve reunido com o prefeito Osvaldo Jurck e engenheiros municipais para pensar em outras alternativas para a estrutura. A princípio, uma ideia cogitada foi o uso de uma terceira forma de sustentação, desta vez estacas metálicas em torno dos pilares.

– Vamos ver se é possível. Se sim, precisaremos de um novo projeto. Não queremos repetir o que houve para não ter problemas futuros – destaca Tank.

Continua depois da publicidade

A ponte da Trindade foi interditada no fim de 2012, quando os pilares cederam. Desde então, motoristas precisam fazer o desvio pelo bairro Itoupava-açu, em Schroeder, que fica a cerca de quatro quilômetros.