Foi liberada a partir desta terça-feira a passagem de ônibus na Ponte da Integração, localizada sobre o Rio Uruguai, que liga a BR 158, em Palmitos, com a BR 386, em Iraí. Desde novembro do ano passado a ponte tem restrição de tráfego, após usuários postarem nas redes sociais imagens da estrutura “balançando”. Depois disso, as cheias do final de junho agravaram a situação do pilar 12, com risco até de queda da estrutura.
Continua depois da publicidade
Leia mais:
:: Interdição de ponte entre Iraí e Palmitos afeta economia do Oeste de SC
A ponte foi interditada no dia 26 de agosto. Segundo o engenheiro civil Venceslau Adolpho Júnior, da Sociedade Geral de Empreitadas Ltda (Sogel), empresa contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura do Trasnporte (DNIT) para fazer a reforma, dois dos quatro tubulões que sustentavam o pilar número 12 da ponte estavam rachados.
Continua depois da publicidade
A empresa contratou oito mergulhadores para fazer a recuperação dos tubulões. Além dos dois tubulões danificados, foram recuperados os outros dois. Houve o revestimento da estrutura com barras de ferro e cimento super resistente. A correnteza do rio Uruguai acabou dificultando o trabalho.
Além dos quatro tubulões já existentes serão colocados mais dois, como medida de segurança. No total será usado cerca de 150 toneladas de material.
Tubulões danificados
Foto: DNIT/Divulgação
Além da recuperação dos tubulões foram instalados nove conjuntos de 27 cabos com cerca de 60 metros ligando um pilar a outro, para evitar que a ponte balançasse novamente. Nos vãos entre um pilar e outro a ponte havia cedido.
Continua depois da publicidade
Como a obra está cerca de 80% concluída e o período é de muitas viagens de ônibus em virtude das festas o DNIT liberou a passagem dos veículos de transporte coletivo.
Mas os caminhões ainda estão proibidos de passar. A previsão é de que a partir de 15 de janeiro sejam liberados os veícolos com até 57 toneladas. O custo da reforma da ponte deve chegar a R$ 9 milhões.