O trânsito na ponte que liga Iraí, no Norte do Rio Grande do Sul, a Santa Catarina está em meia pista e teve velocidade máxima permitida reduzia pela metade. As medidas de segurança foram tomadas depois que um morador gravou um vídeo que mostra a construção balançando.
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Conforme nota do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o tráfego na ponte localizada sobre o Rio Uruguai, na BR-386, deve permanecer em meia pista por cerca de 60 dias, devido a uma medida preventiva até que a construção passe por uma avaliação técnica.
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Para orientar o trânsito, dois semáforos foram instalados na última semana, um no lado gaúcho e um no lado catarinense, segundo a Polícia Rodoviária Federal. Quando um está verde, o outro está vermelho, liberando a passagem sobre a ponte a cada cinco minutos para apenas uma das pistas.
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Outra medida de segurança foi a mudança na velocidade para cruzar a ponte. Conforme a polícia, a velocidade máxima permitida no local passou de 80 km/h para 40 km/h.
– O Dnit deve avaliar a ponte para depois realizar a manutenção. Nossa expectativa é que o trabalho seja totalmente concluído em quatro meses, porque do jeito que está a ponte oferece perigo aos usuários – afirma Edson Darci Scheffler, chefe da 14ª Delegacia da PRF.
Já o superintendente regional do Dnit no Rio Grande do Sul, Pedro Luzardo Gomes, afirma que a avaliação técnica já começou, mas ainda não há previsão para obras de restauração:
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– Vamos avaliar a ponte primeiro, para depois ver o que pode ser feito.
Caso os motoristas queiram evitar cruzar a ponte, a polícia rodoviária afirma que é possível fazer a travessia de balsa.
Entenda o caso:
– O mecânico Helmuth Nachtigall, 45 anos, morador de Iraí, se surpreendeu com o balanço da ponte e resolveu gravar um vídeo com a filmadora portátil que normalmente carrega.
– Ele divulgou o vídeo no YouTube e as imagens contabilizaram mais de 200 mil visualizações.
– Segundo o coordenador do curso de Engenharia Civil da Unisinos, Bernardo Tutikian, a movimentação entre as partes de uma ponte é esperada e o espaço existente (chamado de junta estrutural de dilatação) serve justamente para absorver e permitir estas movimentações. No entanto, ele aponta irregularidades na ponte de Iraí, onde há choques secos entre o concreto, o que danifica a estrutura e vai quebrando partes da ponte.
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– Após a repercussão do vídeo, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que faria uma vistoria no local. No entanto, segundo o superintendente regional do Dnit no Rio Grande do Sul, Pedro Luzardo Gomes, o movimento demonstrado nas imagens é normal.
Assista ao vídeo gravado por um internauta:
Veja onde fica a ponte filmada: