Uma das principais travessias entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina será bloqueada novamente no fim da tarde desta terça-feira. A ponte da BR-158 (também conhecida como BR-386) sobre o Rio Uruguai, que liga Iraí (RS) a Palmitos (SC), terá que ser fechada em função de grave problema estrutural em um dos pilares da ponte, identificado por técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit).

Continua depois da publicidade

O órgão informou que a medida é preventiva para garantir a segurança dos usuários da rodovia. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), se o trafego não fosse interrompido, o problema poderia levar a queda da ponte. Na quarta-feira, um especialista em estruturas do Dnit deve fazer uma nova vistoria em todos os pilares.

A ponte está em obras desde 2013 e já estava funcionando parcialmente, com bloqueio em meia pista e uma restrição para veículos com mais de 20 toneladas. Em junho, a travessia foi fechada durante a enchente do Rio Uruguai.

O bloqueio deve começar as 17h desta terça-feira e irá permanecer até a conclusão das obras de reparação. Agentes da PRF estarão no local para orientar os motoristas do desvio, que deve ser feito pela RS-406, em Nonoai, via Chapecó. Há rotas alternativas também em Chapecó, pela BR-480. Para veículos de pequeno porte, o transporte pode ser feito por balsa em Itapiranga, Vicente Dutra e São Carlos. Para veículos de carga, podem ser utilizadas as balsas de Itapiranga ou a RS-404. Segundo a PRF, a alternativa para as empresas de transporte de passageiros será fazer a baldeação

Continua depois da publicidade

Em novembro de 2013, um leitor registrou a ponte se movendo com a passagem de veículos. Após o vídeo, o Dnit limitou a passagem de caminhões com mais de 57 toneladas. Confira: