A contratação de estagiários e de policiais aposentados e a transformação da Divisão de Investigação Criminal (DIC) em delegacia especializada em investigação homicídios foram tratadas ontem em reunião do secretário estadual de Segurança Pública, César Grubba, e os deputados estaduais Darci de Matos e Kennedy Nunes, com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, Gelson Merisio – os três parlamentares são do PSD. Em 2015, Joinville já bateu o recorde de homicídios, com 108 mortes.

Continua depois da publicidade

Os dois pedidos foram reforçados pelos deputados de Joinville e fazem parte da lista de demandas em segurança pública montada em abril pelo comitê de segurança de Joinville. As contratações de estagiários e aposentados seria para atendimento de tarefas burocráticas, liberando policiais civis e militares para investigação e policiamento nas ruas.

Obras do elevado do cruzamento da Santos Dumont com a Tuiuti começam nesta quinta-feira em Joinville

Anúncios na segunda

Continua depois da publicidade

As propostas já estavam em análise pela Secretaria de Segurança Pública desde maio. A cúpula da segurança continua estudando as decisões e na segunda-feira, quando o governador Raimundo Colombo e o secretário César Grubba estiverem em Joinville para visita à Acij e inauguração das câmeras digitais de vigilância, serão feitos anúncios em segurança pública.

Promotor Ricardo Paladino prevê novos recordes de homicídios e desabafa: ‘O Estado virou as costas para Joinville’

AUDIÊNCIA

O recorde de assassinatos e a pressão do MP levaram ontem os deputados Darci de Matos, Kennedy Nunes e Gelson Merisio a se reunirem com o secretário César Grubba (Segurança). Na segunda, o governo do Estado deve fazer anúncios em segurança.

Continua depois da publicidade

Leia outras notícias de Jefferson Saavedra

Ainda os concursos

O aumento de efetivo de forma direta não é possível a curto prazo. Os aprovados no último concurso da Polícia Militar serão chamados em março e ainda há o período de nove meses de treinamento. A Polícia Civil também tem aprovados em concurso a serem chamados, mas não foi definido prazo para início da academia.

Ação “diferenciada”

Para o presidente da Assembleia, Gelson Merisio, são necessárias ações do governo do Estado para atacar o “pico” da violência. “Pico se trata de forma diferenciada, não convencional”, alegou. Pela manhã, o deputado visitou o Bolshoi na manhã de ontem e prometeu empenho na relação institucional da escola.

.