A construção do primeiro elevado de Joinville – hoje a cidade só conta com os viadutos da BR-101 – vai iniciar nesta quinta-feira. A readequação do projeto por causa das desapropriações está praticamente concluída e a obra no cruzamento da Santos Dumont com a Tuiuti, a dois quilômetros do aeroporto, já pode começar.

Continua depois da publicidade

O elevado de R$ 22 milhões está licitado há mais de um ano e a obra foi autorizada há dois meses. Mas atrasou porque o projeto teve ser de alterado. A construção faz parte da duplicação da Santos Dumont, obra também do governo do Estado e em andamento. Os demais elevados previstos inicialmente foram descartados. Quanto às desapropriações, responsabilidade da Prefeitura, o pagamento será dividido entre município e Estado. Mas os proprietários já permitiram as obras.

No início dos debates sobre a duplicação da Santos Dumont, havia discussão sobre a construção de elevados nas rotatórias do Tecelão e das universidades, da Tuiuti e na Arno Waldemar Döhler. Quando a obra começou, sobraram só os dois últimos. Com o andamento dos trabalhos, só restou o da Tuiuti.

Leia outras notícias de Jefferson Saavedra

Continua depois da publicidade

Na próxima segunda, o governador Raimundo Colombo estará em Joinville, para participar de reunião com empresários na Acij. A largada da construção do elevado será um trunfo a ser apresentado no encontro. Colombo fará balanço da gestão.