Dormindo no carrinho, acomodadas carinhosamente no sling, no colo do pai ou da avó e, principalmente, sob os cuidados da mãe, crianças e bebês tomaram conta do corredor do segundo piso do Neumarkt Shopping, no Centro de Blumenau, na tarde deste sábado. Era a terceira edição da Hora do Mamaço, evento que, segundo a organização, deve reunir entre 80 e 100 pessoas.

Continua depois da publicidade

Além de promover e incentivar a amamentação em locais públicos, o encontro também abriu a Semana do Aleitamento Materno, que segue até o próximo sábado e vai discutir questões ligadas a volta ao trabalho após a maternidade.

:: Lei que permite amamentação em ambientes públicos e privados é aprovada na Câmara em Blumenau

A organizadora, Jerusa da Silva Horácio, explica que todas as mães receberam um papel para anotar o que pode mudar ou melhorar, na visão de cada uma, durante o processo de retorno ao trabalho. Para ela, isso ajuda a fazer com que a mulher, que acabou de se tornar mãe, se sinta acolhida:

Continua depois da publicidade

– Deixamos livre para que elas nos contem o que sentem. Esse momento é muito pessoal e cada uma sente e vive ele de forma única.

Jerusa ainda ressalta que, além de promover a troca de ideias, a Hora do Mamaço proporciona uma troca de experiências entre as mães e a possibilidade de criar novos laços afetivos e fortalecer os que já existem. Foi o caso do corretor de seguros Ricardo Juliel Ribeiro, de 36 anos.

Ele conta que trabalhou até o começo da tarde deste sábado e que, apesar dos horários apertados, fez questão de acompanhar a esposa, Taísa Ferraz Batista, 31, e a pequena Bárbara Lúcia Riberio, de apenas 10 meses, no encontro.

Continua depois da publicidade

::: Mães que participam da Hora do Mamaço em Blumenau contam experiência de amamentação em público

– Tem homem que diz que isso é coisa só de mulher, mas eu não. Quero estar presente, do lado delas, apoiando – defende ao lembrar que na primeira vez em que a esposa e a filha participam do protesto pacífico ele não conseguiu vir junto.

Diferente de Taísa, Karina Leite Inchostre, de 26 anos, participou pela primeira vez da Hora do Mamaço. Mãe do Miguel, de 10 meses, e do Alison, de quatro anos, ela reconhece que o ato de amamentar em público nem sempre é bem visto:

– Eu não consegui amamentar o Alison quando ele nasceu, tive complicações que me impediram de fazer isso, mas com o Miguel foi diferente. Sei que ainda tem muito preconceito em relação a amamentação em lugares públicos. As pessoas ficam olhando, mas eu não vou deixar de amamentar ele por causa disso – conclui.

Continua depois da publicidade

> Confira mais fotos da Hora do Mamaço

> Agende-se!

A programação da Semana do Aleitamento Materno segue até o próximo sábado, dia 8. Mães, profissionais e o público interessado poderão participar de 18 atividades gratuitas organizadas por uma equipe de 30 pessoas. O ciclo de palestras ocorre no Neumarkt Shopping e no Park Europeu.

> Confira a programação completa

Litoral adere ao movimento mundial

Em apoio à Semana Mundial de Amamentação, Itajaí promove também neste sábado a Caminhada da Amamentação. Marcada para começar às 9h, o grupo deve se reunir em frente ao Museu Histórico, passar pelo Calçadão da Rua Hercílio Luz e pela Praça Vidal Ramos, em frente ao Píer Turístico, no Centro.

Após a caminhada, um grupo de mães fará a Hora do Mamaço. Também no sábado, mães de Balneário Piçarras vão participar da Hora do Mamaço. Será às 14h, na Praça da Paz, no bairro Santo Antônio.

Continua depois da publicidade