Dois anos atrás um grupo de oito mães com bebês participou da primeira Hora do Mamaço em Blumenau. Unidas a favor do aleitamento materno e da amamentação em locais públicos, viram o movimento que começou tímido crescer em 2014, quando cerca de 50 mães amamentaram seus filhos ao mesmo tempo em frente ao Teatro Carlos Gomes. Este ano, além de reunir mães e bebês pela terceira vez, o movimento, às 15h no Neumarkt Shopping, também abre a Semana do Aleitamento Materno.

Continua depois da publicidade

Até o dia 8, mães e profissionais poderão participar de 18 atividades gratuitas organizadas por 30 pessoas. O ciclo de palestras, que ocorre no Neumarkt Shopping e no Park Europeu, faz parte do movimento mundial que discute principalmente a volta ao trabalho após a maternidade.

Para a organizadora do evento em Blumenau, Jerusa da Silva Horácio, as mães precisam de apoio para exercer a maternidade e defende que discutir a volta da mulher ao trabalho é relevante não apenas para o empregado, mas também para quem emprega:

:: Lei que permite amamentação em ambientes públicos e privados é aprovada na Câmara em Blumenau

Continua depois da publicidade

– Teremos uma palestra focada nos benefícios que o aleitamento traz para as empresas. É difícil para a mãe conciliar a amamentação com a jornada de trabalho. Muitos locais não têm salas específicas. A mãe vai tirar o leite onde? No banheiro?

Jerusa ressalta que o leite materno precisa estar incluído na dieta das crianças até os dois anos, mas isso não depende só da mãe:

– Ela precisa ter suporte e hoje uma série de fatores sociais e econômicos impedem não só o acesso à informação, como também descumprem direitos fundamentais das mulheres.

Continua depois da publicidade

::: Mães que participam da Hora do Mamaço em Blumenau contam experiência de amamentação em público

> Confira a programação do evento em Blumenau

Litoral adere ao movimento mundial

Em apoio à Semana Mundial de Amamentação, Itajaí promove também neste sábado a Caminhada da Amamentação. Marcada para começar às 9h, o grupo deve se reunir em frente ao Museu Histórico, passar pelo Calçadão da Rua Hercílio Luz e pela Praça Vidal Ramos, em frente ao Píer Turístico, no Centro.

Após a caminhada, um grupo de mães fará a Hora do Mamaço. Também no sábado, mães de Balneário Piçarras vão participar da Hora do Mamaço. Será às 14h, na Praça da Paz, no bairro Santo Antônio.