As adolescentes Emanuely Antônia Ellmer, Michele de Souza e Michelle Tardio são bolsistas do Projeto Resgate – projeto social que capta bolsas de ensino em escolas particulares – e aceitaram um desafio diferente: descobrir como envolver mais os jovens em causas sociais. Para cumprir a tarefa, que faz parte do Programa Think Tank, iniciativa do Resgate com o propósito de envolver os jovens na produção de soluções de problemas e desconfortos sociais, elas ganharam ainda o reforço da amiga Fernanda Narloch Rizzo Hahn – que não é bolsista, mas gostou da ideia.

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Após entrevistas online com o público-alvo da ação, descobriram que falta de tempo, interesse e de conhecimento são as principais justificativas pela falta de participação dos jovens em causas sociais. Elas escolheram então combater a falta de conhecimento e, sabendo da influência que o mundo digital tem em pessoas da idade delas, decidiram que o melhor caminho para envolver a galera é a internet. O grupo escolheu contar a história de Sara do Nascimento, de 16 anos, que aos 11 meses foi diagnosticada com xeroderma pigmentoso (XP), doença que a impede de ficar exposta à claridade do sol. Segundo dados da Universidade de São Paulo (USP), há aproximadamente 400 pessoas com XP no Brasil.

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Para divulgar a doença, diminuir o preconceito e arrecadar verbas para a Associação Brasileira do Xerodema Pigmentoso (Abraxp), o grupo criou a campanha #DesafioDoSol. A tarefa é simples: publicar uma foto usando filtro solar e segurando uma sombrinha ou guarda-chuva, publicar no Facebook com o filtro do desafio, doar para a Abraxp e convidar os amigos a fazer o mesmo, sem esquecer de divulgar o site da campanha (www.desafiodosol.com).

De acordo com o administrador Rogers Pereira, um dos mentores do programa, as meninas entenderam que os jovens têm uma linguagem diferente dos adultos e por isso escolheram as redes sociais.

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– Não adianta divulgar da mesma forma que se divulgam para os adultos. Elas entenderam que o jovem está na internet. Os veículos que movimentam eles são as redes sociais. O convite teria que ser por lá – afirma.

A meta da vaquinha online é de R$ 3 mil, mas o objetivo principal mesmo é que o tema seja conhecido em Joinville.

– Se atingir o objetivo, a gente entende que é um modelo que pode ser replicado em outras causas. Estamos muito confiantes.

As lições da pequena Sara, a menina iluminada de Joinville

Uma série de adaptações precisa ser feita nas casas das pessoas que tem a doença. Além disso, a bióloga Camila Heloisa Silveira, que também orienta o grupo, explica que um dos objetivos da vaquinha online é poder ajudar na compra das roupas anti-UV, que protegem as pessoas que têm XP. A associação distribuirá as doações aos portadores e a seus familiares conforme as necessidades mais urgentes. Com R$ 3 mil, é possível comprar aproximadamente 20 peças de roupas especiais.

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Envolvidos em outros projetos sociais, os dois mentores contam que o trabalho deles é concentrado em orientar e provocar o grupo com questionamentos.

– A gente acredita na educação dos jovens. Esses dias eu cheguei em casa e pensei comigo: “quanto eu aprendo quando eu ensino” – lembrou Camila.

Para divulgar a campanha, o grupo decidiu realizar um desejo antigo de Sara. A menina sonhava em voltar ao Zoobotânico, lugar que visitou quando era criança, antes de descobrir que tinha a doença. Lá, ela se arriscou se expondo ao sol, mas realizou seu sonho. Voluntariamente, pessoas se envolveram e fizeram um ensaio fotográfico com a menina. Esse desejo já iria ser realizado em 2015, mas teve de ser adiado. No início de novembro, Sara ganhou o ensaio de presente do grupo e outros voluntários.

– Era um projeto que eu já tinha com a minha família. Como hoje minha situação é estável, pude realizar. Foi muito bom – lembra. Emocionada, Sara conta que a escolha pelo Zoobotânico se deu porque foi lá que ela passeou 15 anos atrás, antes de a família descobrir que ela tinha a doença que a impediria de ficar exposta ao sol.

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O pai, Tarcísio do Nascimento, sabe do risco que a menina correu, mas não se arrepende. Ele já teve que recorrer algumas vezes ao sistema judicial para garantir o atendimento gratuito para a filha. Tarcísio também se envolve na campanha criada pelo grupo e “pinta” o rosto de protetor solar pois sabe da importância que isso tem para a filha e para quem tem a doença.

Sobre o Think Tank

Think Tank Pensando Joinville é um programa do Projeto Resgate para Com a ajuda de mentores, os participantes têm 12 semanas para entregar um MVP (sigla em inglês para Produto Mínimo Viável). Dessa forma, além de darem uma contribuição para a sociedade, os estudantes desenvolvem soft skills e habilidades de inovação, essenciais no ciclo econômico para o qual Joinville se encaminha, pautado no conhecimento, na inovação e na tecnologia. Mário Sant’Anna, coordenador do projeto Resgate, explica que o programa Think Tank também resultou em outros quatro projetos.

– Eles superaram nossas expectativas, nós esperávamos coisas mais modestas. Eles fizeram perguntas muito interessantes – comemora.

Conheça outros projetos

#causandonacausa

Também preocupados com o engajamento em causas sociais, o grupo Os Mensageiros criou a camapanha #causandonacausa. Os jovens que já fizeram algum tipo de trabalho voluntário postam fotos de suas ações e dão depoimento dos benefícios que a experiência lhes trouxe. Os jovens desafiam seus pares a visitar alguma organização para uma experiência de voluntariado e a provocar outros jovens a fazer o mesmo.

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Tretai-vos

Para responder a pergunta “Por que Joinville não é mais inovadora e tecnológica?”, um grupo criou a campanha Tretai-vos. Depois de concordarem que as pessoas têm medo do desconhecido, de não serem competitivas em um ambiente de economia criativa e de abrir mão de uma vida profissional bem-sucedida, eles criaram um método para as escolas fundarem uma sociedade de debates. O objetivo é criar um ambiente em que os jovens se sintam desafiados a enfrentar seus temores, lidar com pressões e desenvolver a empatia. Uma cartilha com instruções foi criada para esta sociedade.

CHA em Família

Como intensificar o envolvimento dos pais na educação dos seus filhos? Um dos grupos do programa Think Tank foi desafiado a responder esta pergunta. Para isso, organizaram oficinas que promovem o que chamam de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA). O processo culmina em um momento em que cada família escreve sua declaração de missão e cria um brasão que represente seus valores e crenças.

Pomar das Bandeiras

Para intensificar a relação entre as pessoas e as áreas verdes, uma equipe decidiu mexer numa área bastante conhecida em Joinville. Eles querem plantar árvores frutíferas na Praça da Bandeira e criar um calendário de troca das bandeiras municipal, estadual e nacional no local. De acordo com o coordenador do Projeto Resgate, as conversas com os órgãos resposáveis já estão encaminhadas e é possível que o projeto seja efetivado em 2017. O objetivo do grupo é criar ambientes mais verdes e acolhedores em praças públicas que estimulem as pessoas a ocupar esses espaços.

Sobre o Projeto Resgate

O Projeto Resgate é um esforço destinado à redução dos contrastes sociais os quais prejudicam a sociedade brasileira de muitas formas diferentes. Dentre as propostas o projeto, destaca-se o Programa Abrindo Portas para o Aluno, que proporciona a bolsistas das escolas particulares diferentes tipos de apoio para que convertam em sucesso a oportunidade de estudarem em instituições de qualidade. Em 2016, 312 alunos participaram desse programa. Desde 2004, quase 200 concluíram cursos técnicos enquanto mais de 100 se graduaram ou cursam o ensino superior.

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Confira o vídeo de divulgação da campanha: