Santa Catarina é um Estado plural. A nossa economia diversificada é destaque nacional pela força e competitividade de grandes e pequenas empresas que atuam nos mais variados segmentos. Temos uma indústria têxtil que é forte no mundo todo, agricultura que sustenta uma região, ganhamos destaque na produção metal mecânica e na indústria de cosméticos. Nossos destinos turísticos variados atraem milhares de visitantes todos os anos, e ainda estamos sendo referenciados mundialmente como um novo polo tecnológico.
Continua depois da publicidade
O Sebrae/SC acredita que ao fortalecer um grupo de empresas do mesmo setor, estamos fortalecendo ainda mais a nossa economia. Por isso, por meio de projetos coletivos, a instituição trabalha para compreender a realidade e as especificidades de cada setor que move a economia catarinense e, a partir de então, busca auxiliar os empresários em seu crescimento com ações inovadoras e de longo prazo.
Em 2017 trabalhamos paralelamente com 42 projetos coletivos, dos mais variados setores. Juntos, esses projetos atenderam mais de 6.000 empresas em todo o Estado, que tiveram acesso a capacitações, cursos, ações de acesso a mercado e inovação. O grande objetivo desse trabalho é aumentar a competitividade dos pequenos negócios e promover o desenvolvimento socioeconômico de Santa Catarina.
A atuação do Sebrae/SC durante esse ano ganhou destaque por alguns projetos específicos, como o que trouxe à tona o conceito de Food de Experience e as suas vantagens para o setor de alimentação fora do lar, e também o projeto de Destinos Turísticos Inteligentes que busca agregar ainda mais valor ao turismo catarinense com o uso inteligente e estratégico da tecnologia. No ano que vem, daremos continuidade a essas iniciativas, garantindo ainda mais força aos pequenos negócios destes setores.
Outros importantes resultados vieram por meio dos projetos de Beleza e Moda, que proporcionaram às empresas participação em feiras, rodadas de negócios e, principalmente, a agregação de valor aos produtos. No Agronegócio identificamos produtos agrícolas com potencial para transformação em produtos gourmet e fizemos a promoção comercial. Os projetos de Encadeamento Produtivo aproximaram as grandes empresas dos pequenos negócios e, além de contribuir para o aquecimento da economia regional, também fortaleceu as micro e pequenas empresas, que geraram mais empregos e renda.
Continua depois da publicidade
As perspectivas para 2018 são otimistas. Deixamos de lado um período de estagnação econômica e estamos prontos para voltar a crescer. O Sebrae/SC começa o ano dando continuidade a projetos que já estão em execução e ainda lançando novas e inovadoras iniciativas.
A missão do Sebrae/SC é estimular o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios catarinenses e, dessa forma, contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Estado. Acreditamos que ao estimular ações setoriais coletivas estamos cumprindo a nossa missão, e atendendo as expectativas do cidadão catarinense.
Mais Giro Financeiro: