Grupos e companhias de dança com conquistas entrelaçadas à história das 35 edições do Festival de Dança de Joinville voltam aos palcos do evento para apresentar espetáculos inéditos a partir desta quinta-feira. Convidados de honra para a Estímulo Mostra de Dança, que reconhece os destaques dos anos anteriores do maior evento de dança do mundo, o Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França, de Goiânia, e a Cia Eliane Fetzer, de Curitiba, realizam apresentações completas no Teatro Juarez Machado.
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A mostra paralela será aberta às 17 horas com o espetáculo Concerto de Outono e Labirinto, da CEP em Arte Basileu França. Presente no Festival há dez anos, a companhia venceu oito categorias da Mostra Competitiva somente nas duas últimas edições, entre elas o de melhor conjunto de balé clássico no ano passado.Com coreografia de Binho Pacheco e direção artística de Simone Malta, 16 bailarinos apresentam um espetáculo dividido em dois atos.
Na primeira parte, Concerto de Outono, o corpo de balé retrata a estação do ano conhecida como a época de transição entre os extremos de temperatura do verão e o inverno. A apresentação é ritmada com o Concerto para Violino de Tchaikovsky. Na segunda parte da noite, aos passos de Labirinto, os bailarinos acordam em meio a um extenso labirinto, a ser percorrido entre atalhos e armadilhas.
O Teatro Juarez Machado volta a receber a Mostra Estímulo no dia 27. Na data, será a vez dos bailarinos da companhia curitibana Eliane Fetzer encantarem o público. A escola foi premiada três vezes entre os anos de 2015 e 2016, com prêmios solo e, em conjunto, no gênero jazz. O espetáculo escolhido é Dois Olhares, que levará 17 bailarinos ao palco em 40 minutos de dança.
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Segundo o grupo, Dois Olhares tem o objetivo de mostrar que não vivemos em uma sociedade homogênea e é preciso entender expressões diferentes. Ambientado na década de 1920, a encenação do balé retrata um período no qual a mulher lutava por seus direitos e descobria seu verdadeiro valor na sociedade. Entre as conquistas elencadas pelo espetáculo estão a libertação das mulheres do uso do espartilho, o uso da maquiagem e cortes de cabelos diferentes ao imposto na época, em que o comportamento masculino imperava.
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