O palco do Centreventos Cau Hansen se tornará parte do rio Capibaribe em 19 de julho, quando começa o 35º Festival de Dança de Joinville. O espetáculo escolhido para abrir um dos mais importantes eventos de dança do mundo é Cão Sem Plumas, da Cia. de Dança Deborah Colker. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, mesma data em que os ingressos começaram a ser vendidos para o público em geral (membros do Sócio Mais puderam adquirir desde 17 de abril).

Continua depois da publicidade

O espetáculo de Deborah Colker foi desenvolvido a partir de residências artísticas durante 2016 e irá estrear em junho, no Recife, terra natal do poeta João Cabral de Melo Neto. É com inspiração no poema homônimo que o espetáculo foi construído: Cão Sem Plumas fala sobre o rio Capibaribe, que nasce no sertão, banha 42 municípios pernambucanos e deságua no porto de Recife. A geografia do poema conduz os movimentos dos bailarinos.

A Noite de Gala, que ocorre no meio do evento de 11 dias, terá um espetáculo montado especialmente para o Festival de Dança e seus 35 anos de história. O bailarino e coreógrafo Marcelo Misailidis está desenvolvendo uma obra que envolverá ex-participantes premiados no evento, unindo trechos de balés famosos e coreografias de outros gêneros usando a ópera como fio condutor. A Escola do Teatro Bolshoi e ex-alunos com carreiras de destaque também participarão do espetáculo.

Ingressos

Continua depois da publicidade

O público em geral tem acesso à bilheteria do Centreventos Cau Hansen entre 13h e 21 horas desta sexta-feira, dia 28 de abril. Nos dias 29 e 30 de abril e 1º de maio, a população conseguirá comprar os ingressos de forma presencial na sede do Instituto Festival de Dança (no segundo piso do Centreventos Cau Hansen), das 10 às 17 horas. Depois disso, os tíquetes passam a ser comercializados na sede do Instituto de segunda à sexta, das 10h às 17h, e pelo site do evento.

Os valores para as apresentações especiais – Noite de Abertura, Noite de Gala, Mostra Competitiva, Meia Ponta, Mostra Estímulo de Dança e Mostra de Dança Contemporânea de Dança custam entre R$ 24 e R$106, sendo que participantes inscritos no Festival, idosos, estudantes, portadores de deficiência, ciclista e professores da rede estadual e municipal de educação tem direito à meia-entrada.

Confira a programação do 35º Festival de Dança de Joinville:

19 de julho, 20 horas

Noite de abertura com Cão sem Plumas, da Cia. de Dança Deborah Colker

20 de julho, às 19 horas

Mostra Competitiva: Balé Clássico de Repertório e Jazz

21 de julho, às 19 horas

Mostra Competitiva: Balé Neoclássico e Danças Populares

22 de julho, às 19 horas

Mostra Competitiva: Balé Clássico de Repertório e Sapateado

23 de julho, às 19 horas

Mostra Competitiv: Balé Neoclássico e Danças Populares

24 de julho, às 20 horas

Noite de Gala com espetáculo especial de 35 anos do Festival

25 de julho, às 19 horas

Mostra Competitiva: Dança Contemporânea e Danças Urbanas

26 de julho, às 19 horas

Mostra Competitiva: Sapateado e Jazz

27 de julho , às 19 horas

Mostra Competitiva: Dança Contemporânea e Danças Urbanas

28 de julho, às 19 horas

Mostra Competitiva: Balé Clássico de repertório e Jazz

29 de julho, às 19 horas

Noite dos Campeões

Mostra Meia Ponta

21 de julho

14h e 16h: Danças Populares, Balé Neoclássico e Balé Clássico de Repertório

22 de julho

14h e 16h: Jazz, Balé Neoclássico e Balé Clássico de Repertório

23 de julho

14h e 16h: Dança Contemporânea, Danças Urbanas e Sapateado

24 de julho

14h e 16h: Tarde dos Campeões