A Emasa, empresa de economia mista responsável pelo tratamento e distribuição da água em Balneário Camboriú, divulgou uma nota na tarde desta terça-feira para pedir que os moradores e turistas façam economia, do contrário poderá faltar água na cidade.
Continua depois da publicidade
“A empresa recomenda e insiste no uso racional da água, para que mantenhamos o abastecimento em condições de atender a todos em sua plenitude”, informa o comunicado.
Leia mais:
>> Falta de água e apagão geram transtornos em Balneário Camboriú durante a virada do ano
Continua depois da publicidade
>>Temporada marcada por falta de água e luz em Balneário Camboriú
>> Emasa assina TAC e se compromete a concluir obras para evitar falta de água em Balneário Camboriú
Segundo a diretora técnica da Emasa, Kelli Cristina Dacol, os dois reservatórios do município ficaram sem água na tarde desta terça-feira. No entanto, ainda há pressão na rede, o que significa que a água está chegando as casas e condomínios de Balneário Camboriú.
– Estamos torcendo para não perdermos a pressão na rede. Assim, poderemos recuperar parte dos reservatórios à noite – explica a diretora.
Continua depois da publicidade
Conforme Kelli, o consumo de água na cidade “aumentou estrondosamente” nos últimos dois dias. Além disso, também houve aumento no tempo do consumo, na temporada o uso de água é alto até por volta de 1h, fora da temporada costuma ser até às 21h.
A diretora técnica frisa que em todas as regiões de Balneário há pressurização na rede de distribuição nesta terça-feira. No entanto, já são registrados casos pontuais de falta de água nos bairros das Nações, Municípios, Nova Esperança, São Judas e extremos do Centro.
Obras realizadas pela Emasa ao longo deste ano possibilitaram, conforme a empresa, um aumento de 15% na capacidade de produção e distribuição. A produção que gira em torno de 35 milhões de litros por dia na baixa temporada, passa a ser de 75 milhões de litros por dia entre dezembro e março.
Continua depois da publicidade
No entanto, a ampliação da estação de tratamento de água (ETA), devido a complicações técnicas, de acordo com a Emasa, fizeram a obra ficar para 2015.
Confira a nota na íntegra:
“A Emasa informa que, neste momento, o consumo de água na cidade está alto em demasia e aumentando, fazendo com que os reservatórios percam carga muito rapidamente. Isto poderá, em determinado momento e se o consumo continuar crescendo, causar deficiências no abastecimento.
Por isto, a empresa recomenda e insiste no uso racional da água, para que mantenhamos o abastecimento em condições de atender a todos em sua plenitude.
Continua depois da publicidade
A Emasa informa também que toda a rede está em condições normais, com vazão máxima e pressurizada – mas sob o risco de, se o consumo continuar subindo, deixar de atender de maneira adequada.
A responsabilidade é de todos – da Emasa para oferecer o melhor de seu serviço, de acordo com suas condições máximas e do usuário, com o consumo responsável e econômico.
Até o momento não houve maiores problemas no abastecimento, superando em muito as perspectivas imaginadas, em função até de medidas adotadas durante 2014, com a construção de nova adutora de água tratada, a melhoria dos equipamentos da Estação de Tratamento de Água, como troca de bombas, de válvulas e limpeza dos filtros e troca dos elementos filtrantes, o que garantiu um melhor rendimento do serviço.
Continua depois da publicidade
Agradecemos a todos pela atenção e pela cooperação.
‘Água – Se souber usar, não vai faltar'”