Dona da melhor canja da Coloninha, Delair Chagas Camargo, 57 anos, tem uma mão para cozinha fora do comum. Ela é conhecida pelo Continente por meio de seu trabalho como mobilizadora comunitária, onde trabalha fazendo a ponte entre a população e a prefeitura em ações de assistência social.
Continua depois da publicidade
>> Colecione os selos do Kit Macarrão: saiba como!
>> Edsoul sabe tudo de comunidade e ainda dá um banho quando o assunto é cozinha
Continua depois da publicidade
>> Leitores da Hora de Santa Catarina recebem Kit Macarrão em primeira mão
Delair – mais conhecida por Dona Dela – é gaúcha, mas chegou em Florianópolis há 30 anos. Tem duas paixões: a cozinha e a Unidos da Coloninha. Foi na escola onde fez seu nome com a “Canja da Dela“, que acontecia sempre que tinha os pagodes no bairro. Também coordenou a ala das baianas vencedora de dois títulos seguidos (2011 e 2012) de carnaval.
Conversadeira e risonha, Dona Dela é daquele tipo de pessoa que ganha a simpatia de qualquer um com apenas alguns segundos de conversa. Articulada, trabalha com comunidades carentes da região continental de Florianópolis. Já ganhou até a medalha Joana de Gusmão – honraria concedida para pessoas que se destacam pelo trabalho voluntário.
Seu próximo projeto é ajudar a prefeitura a implantar o programa Empreendedor no Bairro, para ajudar aquelas pessoas que fazem algum artesanato ou produto dentro de casa mas ainda não tem a experiência para vender e ganhar dinheiro com suas habilidades.
Continua depois da publicidade
Depois de tanto ajudar os outros, Dona Dela quer realizar um projeto pessoal logo que se aposentar. Pretende fazer uma graduação em gastronomia – não que precise, porque já tem fama de boa cozinheira.
Receita gostosa para inaugurar o kit
Não adianta repetir o quanto Dona Dela é uma excelente cozinheira se ela não mostrar isso. Para experimentar o Kit Macarrão, ela criou uma receita onde aproveitou para homenagear seu colega de trabalho comunitário Edsoul – que além de repórter e colunista da Hora de Santa Catarina, também foi presidente da Central Única de Favelas durante sete anos.
Sua receita foi batizada como “Macarrão cremoso picante à moda Ed Dela”. Foi a maneira perfeita de inaugurar o novo kit.
Continua depois da publicidade
Enquanto a reportagem se deliciava a nova receita de Dona Dela, ela admirava o novo Kit Macarrão. Assim que tirou os pratos da caixa, não resistiu e exclamou:
– Que coisa mais linda!
Macarrão cremoso picante à moda Ed Dela
Ingredientes:
1 quilo de sobrecoxa de frango
1 colher de sopa de alho triturado
1 colher de chá de páprica picante
1 colher de chá de cominho com pimenta
3 colheres de molho shoyu
1 cebola ralada
sal a gosto
óleo suficiente para dourar o frango
1 pacote de macarrão espaguete
Para o molho:
1 xícara e meia de leite
5 colheres de farinha de trigo
2 colheres de margarina
Modo de preparo:
Frango:
– Corte as sobrecoxas em cubos e temperar com o alho e o shoyu
– Coloque óleo na panela e deixar o frango refogar até soltar a água
– Retire a água que formou na panela e reserve
– Rale a cebola e deixe refogar junto do frango
– acrescente a páprica
Molho:
– Junte os ingredientes do molho ao caldo que sobrou do frango refogado e cozinhe até ficar cremoso
– Coloque o frango junto ao creme
Macarrão:
– Cozinhe o espaguete al dente
– Coloque o molho sobre o macarrão, cubra com queijo ralado e leve ao forno
– Assim que o queijo derreter, sirva
O kit
O Kit Macarrão é composto por uma travessa e quatro pratos em cerâmica da marca catarinense Oxford, uma das melhores e mais respeitadas do mercado. Para colecionar, basta juntar os 60 selos que são publicados diariamente na capa da edição impressa da Hora de Santa Catarina. O primeiro selo sai no dia 13 de junho.
Continua depois da publicidade