Apesar de o alerta da Defesa Civil para chuvas fortes estar mais relacionado à terça-feira, neste dia seguinte, ao menos na manhã, ainda há risco de temporais e trovoadas em pontos isolados de Santa Catarina. Um frente fria está se deslocando por Santa Catarina, em direção ao mar, e deixa o tempo instável.

Continua depois da publicidade

O aviso, baseado em informações da Epagri/Ciran, foi emitido na última terça, mas se mantém para está quarta-feira. Ainda há riscos de ventos acima de 60km/h e de chuva forte em alguns momentos do dia, em especial até o início da tarde.

O alerta avisava que nesse período o acumulado da chuva poderia superar 100 mm, causando alagamentos localizados. A compilação dos níveis de chuvas de ontem, feita pelo meteorologista Leandro Puchalski, da Central de Meteorologia do Grupo RBS, mostra que a previsão foi acertada.

Em pontos de Blumenau, por exemplo, quase que o total esperado para todo o mês. O mesmo ocorreu em Joinville. O normal de chuva nessas cidades, somados todos os dias de março, são volumes de 140 mm a 160 mm.

Continua depois da publicidade

Nas estações meteorológicas de Blumenau:

Lage Tubo: 121 mm

Nova Rússia: 109 mm

Jordão: 102 mm

Garcia: 93 mm

Velha: 77 mm

Nas estações meteorológicas de Joinville:

Itaum 92 mm

Jativoca: 49 mm

Unidade de Obras: 83 mm

Centro: 78 mm

Estimativas apuradas junto aos órgãos Ceops, Alerta Blumenau e Defesa Civil de Joinville.

:: Outras cidades com volumes elevados

A chuva de ontem também teve volumes elevados em outras cidades. Destaque para Itajaí que se aproximou, só ontem, dos 160 mm normais de todo o mês de março na cidade:

Itajaí: 115 mm

Camboriú: 61 mm

Itaiópolis: 60 mm

Guaramirim: 50 mm

Vitor Meirelis: 48 mm

Porto União: 47 mm

Canoinhas: 45 mm

Joaçaba: 44 mm

Chapecó: 42 mm

:: Como é medida a chuva

A chuva é medida em milímetros, que representam a altura da água acumulada em uma área de um metro quadrado. A matemática do cálculo é a seguinte: área de 1000 mm x 1000 mm equivale a um metro quadrado.

Com 1 mm de altura da chuva teremos então 1.000.000 mm3 o que equivale a um litro de água apenas naquele pequeno espaço medido.

Continua depois da publicidade