A Defesa Civil atendeu nesta terça-feira, até às 21h, 63 ocorrências, principalmente de alagamentos e deslizamentos, ocasionados pela chuva contínua que, mesmo fraca, deixa a terra encharcada.
Continua depois da publicidade
> Veja imagens da chuva em Blumenau
Foram 45 deslizamentos. Os casos mais graves foram registrados no bairro Garcia, onde oito casas foram avaliadas pela Defesa Civil. Cinco famílias deixaram as residências e foram para casas de parentes.
As casas vão passar por vistoria nesta quarta-feira e, dependendo da avaliação, as famílias podem retornar no mesmo dia.
A meteorologista Bianca Souza alerta para o risco de escorregamento, que é um tipo de deslizamento de terra superficial, ocasionado pelo acúmulo de água no solo. Os escorregamentos geralmente são registrados em terrenos sem construções e podem causar transtornos como bloqueio de vias e acessos a determinadas regiões. O diretor de Defesa Civil de Blumenau, Telmo Duarte, reforça o alerta para os deslizamentos:
Continua depois da publicidade
– Como deve ter mais chuva só durante a noite (ontem) podemos ter mais problemas de deslizamento neste período, por isso a Defesa Civil permanece de plantão para atender os chamados. Mas com relação ao rio Itajaí-Açu não tem previsão de enchente, porque nesse caso o nosso maior problema é a enxurrada. Ainda tem água pra descer dos ribeirões, mas não vai ser tanta coisa.
Os deslizamentos de terra também bloquearam o trânsito em alguns pontos da cidade. Até a noite de terça-feira, segundo a Guarda, a rua Arnold Hemmer, no Badenfurt, estava completamente interrompida por uma queda de barreira e uma árvore caída na via.
As ruas Bernardo Scheidemantel e Christiano Karsten, no Testo Salto; Frederico Jensen, na Itoupavazinha; e Hermann Kratz, na Velha Grande, estavam parcialmente interrompidas por quedas de barreiras.
Choveu 90mm na região do Progresso e Garcia. Assista ao vídeo: