Ainda que o saldo seja negativo, de 398 postos de trabalho fechados em setembro, o ritmo das demissões diminuiu em Jaraguá do Sul. Julho e agosto tiveram saldos de -549 e -717, respectivamente. Novamente, a maior retração foi registrada na indústria, com 1,1 mil demissões e 821 contratações. Para o emprego no setor metalmecânico, entretanto, parece que o pior já passou. Depois da enxurrada de demissões entre junho e agosto, as empresas voltaram a contratar, principalmente para repor pessoal. Para o sindicato dos trabalhadores, outubro tem sido excelente, com índices melhores que 2014.
Continua depois da publicidade
O comércio também mostra reação, com o saldo de 11 vagas – o setor não apresentava balanço positivo desde março. A CDL avalia que houve movimento de reposição de trabalhadores com foco no período natalino, ainda que em outubro a tendência seja de mais rescisões. O segundo semestre tem sido trágico, com expectativas frustadas a cada mês. Houve retração de empregos também nos serviços, com 79 vagas a menos.
Na construção civil, setembro foi o pior mês do ano até agora, com 45 mais demissões do que contratações. O saldo negativo é reflexo em grande parte do término de contratos ou não renovação, com agravamento nas empresas de porte menor. Não há tendência de melhora no cenário até março, pois o período de final de ano já é naturalmente de menor movimento.
————————-
Outros destaques do Portal Jaraguá:
Continua depois da publicidade
Lama, suor e cansaço…
… Mas com a alma lavada. Foi com este clima que os 150 ciclistas percorreram o trajeto de 84 quilômetros até o rio Mandioca, em Corupá, no sábado chuvoso. Pelo projeto de cicloturismo do Jaraguá Adventure, a competente equipe de voluntários na organização terá mais uma edição este ano, no dia 29 de novembro, com destino a Rio dos Cedros. Já o Caminhos do Vale encerra as atividades no dia 8, com caminhada pelo bairro Jaraguazinho.
Consenso
Terminou no sábado o prazo para inscrição de chapas para a diretoria da CDL de Jaraguá do Sul, com apenas um grupo cadastrado. Como de praxe, o vice-presidente Marcelo Nasato deve assumir o comando da entidade. As eleições acontecem no final de novembro, na última plenária do ano.
Reconhecimento
O escritor Carlos Henrique Schroeder faz uma pausa na divulgação do recém-lançado livro “Histórias da Chuva” para receber homenagem da Academia Catarinense de Letras. O prêmio de melhor romance publicado em 2014, referente a “As fantasias eletivas”, será entregue amanhã, em Florianópolis.
Saúde em risco
As enchentes da semana passada ainda podem ter reflexos no Vale do Itapocu pelos próximos 30 dias. A leptospirose, cujo contágio se dá por exposição à água contaminada, demora 15 dias para se manifestar. Moradores devem correr ao posto de saúde mais perto aos primeiros sintomas da doença, principalmente dores na panturrilha, dor de cabeça e febre.
Continua depois da publicidade
Planejamento
O projeto de Macrozoneamento de Jaraguá do Sul terá primeira apresentação hoje na Câmara de Vereadores, com presença de integrantes do Instituto Jourdan, Fujama e Urbanismo, envolvidos na elaboração do documento. A prefeitura tem pressa na aprovação, basta ver o tempo recorde com que passou pelo jurídico – em apenas 15 dias estava liberado.
Mais livros
O acervo da Biblioteca Pública de Schroeder ganhou mais 300 livros este mês com a doação de Harry e Clementina Schmelzer. O casal recebeu os agradecimentos e foi homenageado pelo prefeito Osvaldo Jurk.
Natal
Schroeder já lançou a licitação para a decoração natalina. Os envelopes serão abertos no dia 9 de novembro.
Resgate
O livro que resgata a história de Dom Honorato Piazera foi lançado na sexta-feira, em Jaraguá e em breve também terá lançamento em Lages.
Continua depois da publicidade
Vigilância
Massaranduba vai comprar equipamentos para manutenção do sistema de videomonitoramento, que tem cinco câmeras instaladas. O pregão está marcado para 5 de novembro.