Os três candidatos à prefeitura de Lages participaram na noite desta quinta-feira do último debate antes das eleições de domingo. Marcado pela cordialidade entre os postulantes ao cargo, o encontro foi realizado nos estúdios da RBSTV Centro Oeste, em Joaçaba, com a mediação do jornalista Renato Igor.

Continua depois da publicidade

Eleições 2016: saiba quem são os candidatos à prefeitura de Lages

Apesar de pequenas rusgas entre os candidatos Roberto Amaral (PSDB) e Antonio Ceron (PSD), o debate não teve ataques pessoais. A apresentação de propostas deu o tom do encontro, com os candidatos discutindo temas de relevância para a cidade e toda a Região Serrana.

No primeiro bloco, os candidatos falaram sobre três temas determinados em sorteio. Antonio Ceron (PSD) iniciou respondendo sobre o Centro de Inovação, recentemente inaugurado na cidade. Ele garantiu apoio integral à iniciativa, afirmando que a tecnologia é o caminho para o futuro. Ceron foi seguido pelo candidato Marcius Machado (PR), que lembrou a importância do setor madeireiro e agropastoril na economia da cidade hoje para reforçar a necessidade da mudança dessa matriz.

Continua depois da publicidade

– Necessitamos que o centro dê certo para alinhar o desenvolvimento ao crescimento econômico – afirmou Marcius.

O segundo tema debatido foi a mobilidade urbana. O candidato Roberto Amaral (PSDB) afirmou que, caso eleito, irá lançar nos primeiros dias de governo um pacto pela mobilidade, que incluirá tanto o transporte público quando melhorias para pessoas com deficiência.

– Iremos pegar o terreno da Embrapa para agregar repartições municipais, estaduais e federais. Além de uma economia de R 300 mil, vai ajudar na questão da mobilidade – afirmou.

Continua depois da publicidade

Nesse momento, houve até mesmo uma tabelinha com o candidato Ceron, que afirmou ser necessária a construção de um centro administrativo para desafogar o trânsito no centro da cidade.

“O que se contesta hoje é a eficiência da atual gestão”, diz Antonio Ceron

“Precisamos trabalhar como se fosse na iniciativa privada”, diz Marcius Machado

“Vou fazer 70 anos, não vou manchar minha biografia”, garante Roberto Amaral

– São 15 a 20 secretarias no Centro. O BNDES oferece juro zero para esse tipo de construção – afirmou Ceron.

Ainda deu tempo para os candidatos discutirem a proteção animal. Marcius Machado, que atua como voluntário, disse ser necessária uma ampliação das castrações em massa e a ativação do centro de zoonoses.

Continua depois da publicidade

– É preciso ampliar a conscientização da posse responsável dos animais. A proteção animal é uma questão que envolve diretamente a saúde pública e o meio ambiente – afirmou.

Repórter Leonardo Gorges conta como foi o debate dos candidatos a prefeito de Lages

A saúde também foi lembrada, com os candidatos afirmando que darão prioridade máxima ao tema em sua gestão, em especial nos atendimentos e procedimentos de média e alta complexidade, uma carência histórica da região serrana.

Por fim, todos os candidatos enalteceram a importância do encontro para a decisão do voto do eleitor lageano e destacaram o alto nível do debate.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias sobre as Eleições 2016