Jonathan Barbara
Analista de negócios da Consistem
No universo corporativo, os softwares de gestão precisam atender às especificidades de cada negócio. Para corresponder a essa necessidade de forma dinâmica, o profissional de tecnologia da informação precisa lançar um olhar atento sobre o processo da empresa e o processo proposto pelo software de gestão, compreendendo, sobretudo, os objetivos estratégicos da organização em pauta.
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Neste contexto, surge a customização do software de gestão, um assunto que envolve opiniões divergentes por parte dos gestores. Alguns profissionais são totalmente a favor, outros se demonstram inteiramente contra. No entanto, há situações em que, para as empresas, customizar o sistema é inevitável, e torna-se até mesmo um ato estratégico.
Assim como cada empresa de sucesso descobre o seu jeito único de produzir valor e se tornar diferenciada no mercado, não podemos esperar que se encontre um sistema de gestão que atenda simultaneamente a todas as variedades de processos existentes no meio corporativo.
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Mas podemos encontrar softwares de gestão que estão, uns mais e outros menos, avançados no atendimento a uma grande quantidade de demandas das empresas. Os softwares de gestão empresarial, invariavelmente, são partes de uma solução informatizada para a gestão empresarial.
Interessante é observar que uma grande quantidade de clientes de soluções em sistemas de gestão e até mesmo fornecedores não compartilha esse pensamento em relação ao produto.
Todo software de gestão apoia um processo de gestão. Ainda que este processo esteja incompleto ou implícito, ele existe. O conjunto da obra formado pelo software inserido dentro de um processo é o benefício maior esperado pelo cliente do software de gestão. A solução como um todo é a causa última da aquisição do software.
Vale lembrar que a adequação do software demanda ainda um investimento financeiro e um esforço para o treinamento da equipe que utilizará o sistema. Porém, os resultados são compensadores.
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