Jonathan Barbara

Analista de negócios da Consistem

No universo corporativo, os softwares de gestão precisam atender às especificidades de cada negócio. Para corresponder a essa necessidade de forma dinâmica, o profissional de tecnologia da informação precisa lançar um olhar atento sobre o processo da empresa e o processo proposto pelo software de gestão, compreendendo, sobretudo, os objetivos estratégicos da organização em pauta.

Continua depois da publicidade

Neste contexto, surge a customização do software de gestão, um assunto que envolve opiniões divergentes por parte dos gestores. Alguns profissionais são totalmente a favor, outros se demonstram inteiramente contra. No entanto, há situações em que, para as empresas, customizar o sistema é inevitável, e torna-se até mesmo um ato estratégico.

Assim como cada empresa de sucesso descobre o seu jeito único de produzir valor e se tornar diferenciada no mercado, não podemos esperar que se encontre um sistema de gestão que atenda simultaneamente a todas as variedades de processos existentes no meio corporativo.

Continua depois da publicidade

Mas podemos encontrar softwares de gestão que estão, uns mais e outros menos, avançados no atendimento a uma grande quantidade de demandas das empresas. Os softwares de gestão empresarial, invariavelmente, são partes de uma solução informatizada para a gestão empresarial.

Interessante é observar que uma grande quantidade de clientes de soluções em sistemas de gestão e até mesmo fornecedores não compartilha esse pensamento em relação ao produto.

Todo software de gestão apoia um processo de gestão. Ainda que este processo esteja incompleto ou implícito, ele existe. O conjunto da obra formado pelo software inserido dentro de um processo é o benefício maior esperado pelo cliente do software de gestão. A solução como um todo é a causa última da aquisição do software.

Vale lembrar que a adequação do software demanda ainda um investimento financeiro e um esforço para o treinamento da equipe que utilizará o sistema. Porém, os resultados são compensadores.

Continua depois da publicidade

LEIA OUTROS ARTIGOS:

>> Planejamento tributário em tempos de crise

>> Guilherme Bernard: inovação tecnológica para superar momentos difíceis

>> Antônio Koerich: as palavras de ordem em tempos de crise

>> Luiz Kunde: três boas notícias para a nossa economia